Gás Natural chega aos concelhos de Vinhais e Vimioso

05 agosto 2020
6min.

João Galamba, Secretário de Estado Adjunto e da Energia, inaugurou mais duas Unidades de Abastecimento de Gaseificação da Sonorgás, empresa do universo Dourogás. Este investimento permite fazer chegar Gás Natural a mais de 1600 clientes

---

O Gás Natural já chega a mais dois concelhos do País – Vinhais e Vimioso. A Sonorgás, empresa responsável pela distribuição de Gás Natural do Grupo Dourogás, inaugurou mais duas Unidades de Abastecimento de Gaseificação (UAG) e respectivas redes, dando sequência ao seu plano de investimentos na expansão da rede de abastecimento a Norte do Rio Douro. Este investimento permite servir 1688 clientes nestas sedes de concelho, entre clientes domésticos, de serviços, comércio e indústria.

O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, esteve presente na cerimónia que decorreu nos dois municípios. O governante visitou as duas novas UAG’s do Grupo Dourogás – depósitos de armazenamento de Gás Natural, onde o gás líquido é transformado em gasoso e a partir dos quais é injectado na rede, e que o farão agora chegar às casas e empresas dos municípios de Vinhais e Vimioso, na região de Trás-os-Montes.

Vinhais e Vimioso fazem parte do conjunto de 36 municípios que integram a rede concessionada pelo Estado ao Grupo Dourogás. Em 2019, a Sonorgás venceu as últimas concessões para 18 concelhos, tendo em marcha um plano de investimento de 58 milhões de euros que permite, assim, a cobertura de todo o território da margem direita do Douro. O total do investimento nestes dois municípios é de 4,2 milhões de euros.

Impacto real

Eduardo Viana, Presidente Executivo da Sonorgás, afirmou que “este investimento, que passa a garantir o acesso de um conjunto importante de comunidades e de empresas ao Gás Natural, tem impactos reais na economia e no desenvolvimento regional, que é o desígnio do Grupo Dourogás. Enquanto alternativa energética mais económica e mais limpa, o Gás Natural traz mais poupança e maior poder de compra às famílias, enquanto providencia maior competitividade ao tecido empresarial destas regiões. Tem, por isso, a capacidade de estimular o emprego, a atracção e retenção de talento, e a fixação de população em territórios que são hoje muito marcados pela desertificação. Nesse sentido, o Gás Natural é gerador de bem-estar social e de uma economia mais produtiva, eficiente e competitiva”, disse.

O Grupo Dourogás, que tem raízes no Norte do País, mais especificamente em Vila Real, nasceu em 1994 por vontade de alguns empresários em conjunto com as autarquias dos municípios que ficaram excluídos da primeira concessão de Gás Natural. Tendo na sua génese a construção de redes de distribuição de gás, o grupo está a apostar fortemente na produção de gases renováveis que, em breve, também poderão ser injectados na rede da Sonorgás, providenciando uma energia mais amiga do ambiente e ajudando o País a dar cumprimento às metas estabelecidas pelo Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 em curso, e que colocará Portugal no caminho da descarbonização da economia.

Principal operador

Actualmente com investimentos estruturantes na área da mobilidade e da inovação, o Grupo Dourogás é o principal operador do mercado de Gás Natural Veicular (GNV), tendo assumido a dianteira da primeira fase da Transição Energética, ao passar a disponibilizar uma alternativa combustível mais limpa face aos combustíveis tradicionais e mais poluente. E posiciona-se, agora, para liderar a segunda fase do processo de descarbonização, que passa pela aposta estratégica na produção de gases renováveis e de Hidrogénio verde. O Grupo detém em Mirandela, também na região de Trás-os-Montes, um projecto pioneiro e único em Portugal, que passa pela produção de biometano, gás natural 100% renovável, a partir de resíduos orgânicos. O Biogasmove permite abastecer uma frota de veículos da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste a partir da biodigestão e valorização energética da matéria orgânica recolhida por essas mesmas viaturas e que responde totalmente ao desígnio da Economia Circular.

Nuno Moreira, Presidente Executivo do Grupo Dourogás, sublinha que “tem sido a partir do Interior Norte do País que o Grupo Dourogás tem construído a sua pegada diferenciadora enquanto organização empenhada no desenvolvimento de alternativas energéticas mais sustentáveis. Acreditamos que o nosso compromisso para com a descarbonização e para com a mobilidade do futuro, centrada nos gases renováveis e no Hidrogénio, permite cada vez mais responder à premissa fundadora do Grupo: o desenvolvimento regional. A partir de uma região afastada dos centros de decisão, temos conseguido dar forma a um projecto inovador que tem deixado marcas visíveis e muito importantes neste território. Estando o Grupo Dourogás a liderar a revolução energética do futuro, também o território acima do Douro o está”, concluiu.

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.