Eni com sistema de computação mais poderoso da indústria

25 janeiro 2018
4min.

O HPC4 tem um desempenho máximo de 18.6 Petaflops que combinado com a supercomputação do sistema já em operação (HPC3) aumenta a capacidade de pico computacional da Eni para 22,4 Petaflops.

HPC4

"O HPC4 é uma conquista importante em processo de digitalização da Eni", comenta o CEO Claudio Descalzi. Instalado no Green Data Center da Eni, o novo supercomputador HPC4 irá garantir um nível muito alto de processamento de dados e capacidade de armazenamento. O sistema é capaz de hospedar todo o ecossistema de algoritmos desenvolvidos internamente pela Eni.

O HPC4 tem um desempenho máximo de 18.6 Petaflops que combinado com a supercomputação do sistema já em operação (HPC3) aumenta a capacidade de pico computacional da Eni para 22,4 Petaflops.

De acordo com a última lista oficial de supercomputadores Top 500 publicada em novembro passado (a próxima lista deve ser publicada em junho de 2018), o HPC4 da Eni é o único no ranking de sistemas não-governamentais e não-institucionais entre os dez melhores sistemas do mundo.

O Green Data Center da Eni foi projetado como uma única infraestrutura de TI para hospedar toda a arquitectura da HPC e todos os outros aplicativos de negócios.

Os supercomputadores da Eni Green Data Center (o HPC3 e o novo HPC4) fornecem suporte estratégico ao processo de transformação digital da empresa em toda a cadeia de valor, desde a fase de exploração e desenvolvimento de reservatórios de petróleo e gás até a gestão dos grandes dados gerados em fase operacional por todos os nossos ativos produtivos (upstream, refinação e petroquímica).

A infraestrutura de supercomputadores da Eni opera com base num ecossistema de algoritmos proprietário extremamente avançado e complexo, criado e desenvolvido pela Eni e baseado na sua própria experiência e conhecimento. Em particular, o HPC4 suportará a execução e a evolução da linha de liderança da Eni de pacotes de imagem sísmica 3D da Eni, bem como a modelagem avançada do sistema de petróleo, juntamente com algoritmos de simulação de reservatórios de última geração e optimização de plantas de produção.

O director executivo da Eni, Claudio Descalzi, comentou: "Os investimentos dedicados ao reforço da infraestrutura de supercomputação e ao desenvolvimento de algoritmos são uma parte significativa do processo de transformação digital da Eni. Podemos armazenar e processar enormes quantidades de dados para imagens geofísicas, modelagem de sistemas de petróleo e reservatórios, além de usar algoritmos de computação preditiva e cognitiva para todas as nossas atividades comerciais. Essas tecnologias vão permitir, por um lado, acelerar e tornar todo o processo a montante mais eficiente e preciso, reduzindo os riscos na fase de exploração e, ao mesmo tempo, dando-nos uma vantagem tecnológica significativa, mas também para aumentar o nível de confiabilidade, integridade técnica e operacionalidade de todas as nossas plantas produtivas, minimizando os riscos operacionais, com benefícios em termos de segurança e impacto ambiental. Na nossa indústria, é cada vez mais importante poder processar quantidades cada vez maiores de dados, garantindo resultados mais precisos e rápidos. Com HPC4 estamos a rastrear o caminho para o uso de supercomputadores de exascale no setor de energia que poderão revolucionar a forma como as atividades de petróleo e gás são gerenciadas. De acordo com a política de sustentabilidade da Eni, o Green Data Center da Eni e o novo HPC4 foram projetados para garantir o máximo nível de eficiência energética para minimizar as emissões de CO2 e os custos operacionais". A arquitetura do sistema HPC4 foi projetada com a mesma filosofia das soluções HPC anteriores da Eni, todas baseadas em uma tecnologia de clusters híbridos.
O novo cluster HPC híbrido fornecido pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) é construído em 1600 nos HPL ProLiant DL380, cada um equipado com dois processadores Intel 24-core Skylake (totalizando mais de 76.000 núcleos) e dois aceleradores NVIDIA Tesla P100 GPU, todos conectados através de um EDR InfiniBand de alta velocidade. O novo sistema funcionará ao lado de um subsistema de armazenamento de 15 Petabytes de alto desempenho.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.