Chip semicondutor da Bosch revoluciona navegação

15 junho 2020
1min.

Provavelmente já aconteceu a todos pelo menos uma vez: conduzir numa cidade desconhecida e movimentada, e ter o sistema de navegação a falhar precisamente quando é mais necessário. Felizmente, esses dias acabaram, graças a um novo sensor MEMS da Bosch: o SMI230.

---

O novo sensor MEMS, da Bosch, garante uma navegação ininterrupta e ajuda a retratar realisticamente os movimentos do veículo.

Este sensor altamente preciso regista constantemente alterações na direcção e velocidade do veículo, avalia as informações e transmite ao sistema de navegação. Aqui, as informações são combinadas com os dados posicionais do sistema global de navegação por satélite (GNSS) e usadas para navegação. Uma interrupção repentina no sinal do GPS – devido por exemplo a um túnel ou a um vale - faz com que o novo sensor da Bosch intervenha.

"Quando o sistema de navegação está perdido, os sensores semicondutores da Bosch garantem que o carro não se perde", afirma Jens Fabrowsky, membro do conselho de gestão executiva da divisão da Bosch Automotive Electronics. O constante aparecimento de dados confiáveis sobre os movimentos dos veículos significa que o conhecido efeito "flip book" do ecrã do sistema de navegação faz parte do passado. Graças à combinação da posição do GPS e às informações do sensor, a seta de navegação no visor não dá mais saltos irrealistas nem muda repentinamente a orientação no seu caminho de um ponto para outro.

"Os semicondutores são essenciais para a mobilidade moderna, e actualmente é impossível imaginar os carros sem eles", afirma Fabrowsky. A Bosch iniciou recentemente a produção do SMI230, e os primeiros clientes já estão a receber o sensor como equipamento padrão.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.