Porto recebe testes de shuttles autónomos

21 maio 2020
5min.

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (SICP), é um dos parceiros do projecto FABULOS, que vai receber e testar os shuttles autónomos. Portugal deverá ter até 2021 um de dez Centros de Competências de Compras Públicas de Inovação da Europa.

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Os sistemas de transportes públicos com oferta urbana vivem enormes desafios. A redução das emissões de gases de estufa, a transição para os veículos eléctricos, a redução do número de carros a circular nos centros das cidades, a melhoria dos serviços e a redução de custos de operação, são algumas das exigências actuais. Acresce o facto de os sistemas de transportes actuais não estarem ainda preparados para a chegada ao mercado de viaturas autónomas, que se torna cada vez mais próxima. Consciente desta dificuldade, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) juntou-se ao Forum Virium Helsinki (Finlândia) e aos municípios de Helmond (Holanda), Gjesdal (Noruega) e Lamia (Grécia) para o lançamento do projecto FABULOS que, recorrendo às Compras Públicas de Inovação (CPI), pretende construir sistemas de transporte inteligentes e abordagens de transporte integrado para possibilitar o desenvolvimento sustentável do transporte público e tornar cada vez mais possível uma realidade futura com menos carros. 

Encontrar soluções de mercado para o fornecimento e para a gestão de transportes públicos automatizados para o último trecho da viagem (last-mile), como parte do sistema de transportes existente, é o principal objectivo do contrato pré-comercial de CPI FABULOS, que se encontra na última etapa de implementação, seguindo-se a esta a contratação pública da melhor solução.

Numa primeira fase, os cinco consórcios escolhidos para participarem desenvolveram um conceito e arquitectura do sistema capaz de operar autocarros autónomos. Durante a segunda etapa, foram quatro os consórcios bem-sucedidos no desenvolvimento de protótipos com base nas suas soluções de serviço de shuttle. Actualmente, estão três consórcios a fazer testes de campo. Os primeiros foram lançados em Abril, em Gjesdal, Helsínquia e Tallinn (Estónia). Durante o outono, serão lançados outros testes em Lamia, Helmond e Porto, na zona da Asprela, onde estão concentrados universidades e o Centro Hospitalar Universitário de São João, sendo uma das principais frotas da STCP na cidade “invicta”.

Durante o período de testes piloto serão testadas três soluções diferentes de serviço de shuttle autónomo em cada uma das cidades: A funcionalidade, a interoperabilidade e a segurança nas frotas autónomas. Todos os testes terão lugar em ambientes urbanos, mas a localização de cada um tem os seus próprios desafios. Em Gjesdal, existe um declive de 12% devido ao terreno montanhoso, ao passo que, em Lamia, as temperaturas elevadas são o principal desafio. Na Holanda, o grande número de ciclistas deve ser tido em consideração e, em Helsínquia, o percurso passa pela segunda estação ferroviária mais movimentada no país. Em Tallinn, a ligação para o aeroporto será melhorada, conduzindo a desafios com factores como o tráfego de autocarros existente e, no Porto, as novas viaturas devem trazer melhorias no nível de serviço e uma economia substancial de custos numa das principais zonas de oferta de transportes públicos.

O consórcio Sensible 4 (Finlândia) – Shotl (Espanha) está a utilizar os autocarros Gacha e MUJI; o Mobile Civitatem, que integra quatro parceiros estónios, nomeadamente a Modern Mobility, a Universidade de Tecnologia de Tallinn,  a AuVeTech e a Fleet Complete, está a testar o seu próprio veículo autónomo, o Iseauto. Por fim, o consórcio Saga, que inclui três parceiros noruegueses (Halogen, Forus PRT e Ramboll Management Consulting) e um canadiano (Spare Labs), está a trabalhar com a empresa francesa Navya, que fornecerá veículos para o projecto-piloto. Em todos os locais, os serviços de shuttle serão testados para assegurar a funcionalidade da operabilidade remota a partir da sala de controlo.

Quando os testes estiverem finalizados, as cidades adjudicantes e os Parceiros Preferidos (no caso do Porto são a Cidade do Fundão, a Horários do Funchal e a Porto Digital), iniciarão um contrato público de inovação. Este contrato de seguimento será tema de discussão durante a conferência final do FABULOS, que terá lugar no dia 26 de Novembro, em Helsínquia.

De referir, ainda, que o projecto recebeu perto de sete milhões de euros do Horizonte 2020, dos quais 5,4 M€ foram entregues aos diferentes parceiros de compras para despender nas fases da compra pré-comercial. A contribuição da União Europeia para a STCP foi de 912,7 mil euros. 

Leia o Nº115 da Revista Eurotransporte AQUI


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