As recentes indicações do Governo para o isolamento social e trabalho remoto (tele-trabalho), de modo a minimizar a propagação do COVID-19, cada vez mais se tornam difíceis de cumprir quando o trabalho tem obrigatoriamente de ser realizado na estrada, a transportar pessoas para prestarem serviços essenciais nos seus locais de trabalho, ou a viajar num camião centenas de quilómetros por dia para assegurar o abastecimento de mercadorias que mantêm o País em funcionamento.
Consciente de que a manutenção dos veículos que estão a assegurar a distribuição de mantimentos a hospitais e bens alimentares e de primeira necessidade aos supermercados é vital, a Stratio juntou-se às iniciativas de organizações de referência no sector, como a ACAP e a ANTRAM, e acaba de lançar um conjunto de medidas destinadas a ajudar e apoiar as empresas de transporte de mercadorias e passageiros, neste período difícil que todos atravessamos.
Uma parte importante do processo de ajustamento a esta nova realidade é a capacidade das frotas em assegurar, remotamente, o bom funcionamento dos seus veículos para poderem cumprir a sua missão. A palavra chave é “remotamente”, de forma a minimizar o contacto social e exposição desnecessária dos colaboradores, desde o staff das oficinas às operações, no desempenho do seu trabalho.
A solução de manutenção automatizada e gestão de frota da Stratio, não foi naturalmente pensada para dar resposta a uma situação de pandemia, mas foi desenvolvida de origem com características que contribuem para que neste momento seja uma ferramenta ideal para a optimização de processos de gestão remota e automatizada da manutenção e controlo das operações, permitindo que as empresas possam efectivamente reduzir o contato social e promover o trabalho remoto para assegurar a continuidade das operações.
Para reforçar a capacidade das frotas e para as apoiar na transição para o controlo remoto das operações, a Stratio reforçou o apoio directo a clientes, estendendo os horários das linhas de suporte, para além de estar a disponibilizar planos dedicados de formação individual ao staff dos próprios clientes, a fim de garantir uma rápida transição e um ajustamento eficaz à nova realidade.
Este esforço visa contribuir para que as empresas do sector possam implementar e reforçar rapidamente planos de contingência para lidar com o contexto actual e com futuros contextos semelhantes, adoptando a tecnologia necessária para controlar, à distância, as suas operações, tendo acesso remoto em tempo real, ao diagnóstico e estado de vida dos veículos, garantindo sempre a segurança e protecção do recurso mais valioso, as pessoas.