Situação do transporte europeu devido ao Covid-19

18 março 2020
11min.

Vivendo um verdadeiro desafio, arriscando inclusive a própria vida, os motoristas continuam a conduzir os seus camiões pelas estradas do Velho Continente levando até ao destino final as mercadorias das quais todos dependemos. Se há heróis, eis que eles aqui estão.

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A Eurotransporte, apesar do contexto difícil que todos atravessamos, chegou à fala com vários profissionais de veículo pesados de mercadorias de longo curso com o propósito de ficar a saber como está a verdadeira situação nas estradas europeias devido ao Coronavírus.

Foram muitos os motoristas com os quais conseguimos chegar à fala e que nos informaram sobre a situação dos transportes além das nossas fronteiras.

Destas conversas e das informações cedidas por fontes de entidades oficiais (ministérios dos Negócios Estrangeiros, Economia, Trabalho e das Forças de Segurança), deixamos aqui informação importante que a EU, igualmente difundiu por todos os Estados Membros, sobre a situação rodoviária na Europa. Dados úteis para quem vai iniciar a uma viagem de trabalho.

Itália

Sem dúvida o pior país da Europa no que ao Coronavírus diz respeito. Até 3 de abril, a Itália permanecerá totalmente bloqueada, com restrições à mobilidade dos cidadãos e, como é óbvio, todos os eventos públicos e privados foram cancelados. O estado de Emergência foi decretado. Os aeroportos estão fechados, excepto o de Malpensa, que opera num nível mínimo.

Lojas e escritórios estão fechados e grandes empresas como FCA e CNH Industrial estão sob medidas de emergência para enfrentar a pandemia.

Quando se trata de transporte, a sociedade italiana debate-se com muitos problemas com as fronteiras com a Áustria, Eslovênia e Croácia. Uma boa noticia vem do Ministro dos Transportes que decidiu cancelar a proibição de circulação a camiões acima de 7,5 toneladas, aos domingos. É uma medida temporária para evitar a falência do sistema de suprimentos.

Por outro lado, de acordo com as novas regras de emergência, os camiões de longo curso que circulam nas estradas italianas devem parar às 18h.

Bélgica

A Bélgica também eliminou o controle dos tempos de condução e descanso dos motoristas, a fim de evitar problemas nos suprimentos da cidade. Em princípio, essa medida será adoptada até 18 de Março, embora se deva expandir. Nesse sentido, o motorista deve escrever no verso do cartão, as razões pelas quais excedeu o tempo de condução.

Por outro lado, o Ministério dos Transportes do país enfatiza que a segurança vem em primeiro lugar e pede aos motoristas que não excedam o tempo de condução em demasia e fazerem uma paragem se começarem a sentir sintomas de fadiga.

França

Na França, o segundo país europeu mais afectado pelo Covid-19, o alerta de nível 3 foi estabelecido, conforme se pode ler no comunicado do governo francês. Isso implicou o encerramento de bares, restaurantes, centros de lazer, etc... O transporte rodoviário é, contudo, mantido normalmente e os supermercados estão operacionais.

Alemanha

As fronteiras foram fechadas para os cinco vizinhos, excepto por motivos de força maior, permitindo a passagem do transporte de mercadorias. As limitações no transporte ao fim-de-semana foram levantadas e, no estado da Baviera,  todos os eventos públicos estão cancelados, assim como todos os estabelecimentos não essenciais á vida comum do cidadão, foram encerrados. No entanto, a decisão sobre as limitações de cada estado federal não é às custas do governo alemão, mas dos governos de cada estado federal. Portanto, a situação pode variar. O transporte nas cidades não é limitado no momento, embora tenha sido consideravelmente reduzido após o fecho das fronteiras. As entregas ao domicílio, continua a realizar-se com normalidade.

Reino Unido

Inicialmente com regras muito pouco penalizadoras e preventivas, a Inglaterra, assim como todo o Reino Unido, só esta semana adotou regras mais efectivas, nomeadamente a suspensão das aulas em todas as escolas, na sequência do aumento de casos registados na região. No que toca aos transporte rodoviário, a única coisa que mudou foram os horários de condução, assim como a entrega de mercadorias. nestes campos e somente para profissionais, os horários foram alargados.

Polónia

A Polónia é um dos países do Velho Continente menos afectados pelo coronavírus. Talvez isso tenha a ver com as medidas que o governo tomou na passada semana, com o fecho de centros educacionais, de lazer e da maioria das empresas.

Após 14 anos, as fronteiras para o tráfego de passageiros foram fechadas e todos os cidadãos que entram no país para retornar à sua residência habitual ficam em quarentena por 14 dias. No entanto, o transporte rodoviário de carga continua a operar. Os motoristas não ficam em quarentena se declararem que estão a circular com o propósito de carregar e ou descarregar mercadorias. O problema é que essa situação em que as medidas sanitárias são extremas, torna o fluxo de transporte mais lento acabando por se registar algumas filas que fazem perder muito tempo.

Suíça

Desde sexta-feira passada, escolas e centros de lazer foram fechados. Também foi decidido incorporar controlos de fronteira, dependendo da situação. Especialmente a fronteira com a Itália é a mais preocupante e, até agora, foi fechada para um grande número de pessoas. Por outro lado, o transporte de mercadorias não é afectado e sua entrada no país continua a ser permitida e está a decorrer com normalidade.

República Checa

A República Checa fechou as fronteiras com a Áustria, Alemanha, Polônia e Eslováquia. Os percursos normais de autocarros e comboio estão, também, interrompidas. Nenhum cidadão checo pode deixar o país, excepto se trabalhar a menos de 100 km das fronteiras e sempre com uma permissão de trabalho especial.

Desde o passado dia 16 que todos os voos foram cancelados e todas as lojas, restaurantes, centros de lazer e demais comercio, estão encerrados com excepção das lojas de artigos básicos.

No país, a disseminação do coronavírus é considerada crime e é punível com prisão. Escolas e universidades estão fechadas, mas as creches continuam abertas. Também todos os centros culturais (museus, teatros etc...) permanecem fechados. No que toca ao transporte ferroviário, marítimo e rodoviário de mercadorias, o mesmo não está afectado, nem por medidas nem por restrições, podendo os veiculos de mercadorias circular livremente por todo o país.

Bulgária

O estado de emergência foi declarado no país, na passada sexta-feira. Shopping centers, restaurantes e todos os centros de educação, incluindo jardins de infância, estão fechados. Apenas supermercados, bancos e farmácias permanecem abertos. As fronteiras não estão oficialmente fechadas, mas aqueles que chegam de países como Itália, Espanha, China, Coreia do Sul e Irão, são colocados em quarentena por 14 dias. A única fronteira que permanece fechada é a que separa a Bulgária da Romênia. Por seu turno, o transporte de mercadorias é permitido sem limitações.

Finlândia

Na Finlândia, a situação pareçe complicada. Todos os supermercados estão quase vazios, todas as competições e eventos de mais de 500 pessoas foram canceladas. Os voos também foram cancelados, e há esperanças de que os portos permaneçam abertos pelo menos para as importações e exportações. Não há grande informação sobre o transporte de mercadorias, pois os portos de mar, são a maior porta de entrada dos produtos necessários á sobrevivência dos seus cidadãos. No interior do país o transporte rodoviário e efectuado com normalidade.

Dinamarca

Todas as fronteiras também estão fechadas. Só é permitido o acesso de cidadãos dinamarqueses que retornam a casa. Para os motoristas profissionais de veiculos pesados de mercadorias, o governo dinamarquês, suspendeu os tempos de descanso e de condução, podendo os camiões circular livremente pelo país.

Noruega

Todas as fronteiras estão fechadas no momento e todos os cidadãos foram convidados a permanecer em casa. Caso contrário, devem permanecer em quarentena por duas semanas. Apenas o trânsito de pesados de mercadorias é permitido, muito embora o relatório não deixe muito claro como está a situação com os motoristas estrangeiros. O transporte marítimo entre a Noruega, Dinamarca e Alemanha, decorre lento e preve-se que venha a ser cancelado, acabando por prejudicar a movimentação de camiões. Também este tipo de transporte entre a Suécia, Alemanha e Polônia, continua com situação desconhecida quando à decisão de fechar ou não.

Em suma, aqui a situação geral dos motoristas não parece boa, com a agravante de apenas estarem abertas algumas estações de serviço para reabastecer. Serviços de casa de banho e áreas de descanso, estão fechados. Por outro lado, as lojas estão abertas, embora os restaurantes estejam fechados há alguns dias.


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