Produção automóvel em Portugal retoma crescimento

12 janeiro 2018
1min.

Em 2017, depois de dois anos em quebra, a produção automóvel voltou a aumentar, registando um crescimento de 22,7%.

PSA Mangualde

No período acumulado de Janeiro a Dezembro de 2017 foram produzidos em Portugal 175.544 veículos automóveis, ou seja, mais 22,7% do que em igual período de 2016. Todas as categorias de veículos registaram um desempenho favorável no total do ano.

As fábricas de automóveis instaladas em Portugal produziram, em Dezembro, 15.308 novas viaturas, o que representou um forte crescimento de 75% em relação ao mesmo período do ano passado, com especial destaque para o aumento de 88,6% observado na produção de automóveis ligeiros de passageiros.

No que toca às exportações, os dados acumulados de Janeiro a Dezembro de 2017 indicam um acréscimo no número de viaturas exportadas face ao ano anterior de 23,5%, sendo que 95,9% dos veículos fabricados em Portugal tiveram como destino o mercado externo, contribuindo de forma significativa para a balança comercial portuguesa.

A Europa continua a ser o mercado que mais recebe veículos automóveis produzidos em Portugal, totalizando 86,5 por cento das exportações. Alemanha (20,6%) Espanha (13,1%) e França (11,9%) são os três países europeus que mais contribuem para a balança das exportações automóveis. Fora da Europa, a Ásia é a região onde se verifica o valor mais expressivo (11,1%) sendo que a China é o país que mais importa carros fabricados em Portugal (9,4%).

PR

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.