Nova tecnologia da Ford para evitar acidentes

02 março 2020
5min.

Todos os anos milhares de acidentes são causados por condutores ou passageiros que abrem uma porta na trajectória de um ciclista. Apenas no Reino Unido, as colisões com portas resultam em ferimentos graves, ou morte, de 60 ciclistas por ano.

---

Os acidentes com ciclistas e motociclistas, aquando da abertura das portas dos veículos automóveis, tem vindo a aumentar significativamente. Na Alemanha, em 2018, esta situação esteve na origem de cerca de 3.500 acidentes. Em Portugal, não havendo números seguros deste tipo de sinistro, foram registados 21 mortos, 116 feridos graves e mais de 1500 feridos ligeiros em 2017. Estima-se que este problema tem tendência para se agravar, já que cada vez há mais pessoas a optar por pedalar e usar trotineta nas cidades. Agora, a Ford desenvolveu uma tecnologia que, no futuro, poderá tornar mais fácil evitar acidentes com utilizadores da estrada mais vulneráveis, onde também se incluem os motociclistas. O sistema Exit Warning fornece alertas visuais e sonoros a utilizadores da estrada e ocupantes de veículos, quando detecta que a abertura da porta de um carro estacionado pode causar uma colisão. Também poderá impedir que a porta do veículo se abra na trajectória de alguém a passar.

Como funciona

Os veículos Ford já possuem sensores e tecnologia que podem detectar e travar automaticamente aquando da presença de ciclistas, e que ajudam os condutores a saber quando outros utilizadores da estrada estão a passar nos seus ângulos mortos. Recorrendo a estes sensores já existentes, o Exit Warning analisa e compreende os movimentos dos utilizadores da estrada que, de bicicleta ou numa trotineta eléctrica, se aproximam do veículo, tanto do lado do condutor como do passageiro. Se o sistema detectar que a abertura de uma porta do veículo pode causar uma colisão, é acionado um alarme para avisar o condutor, ou o passageiro, da situação de perigo. Os LEDs em vermelho vivo integrados nos espelhos exteriores, começam a piscar e funcionam como um aviso visual para os ciclistas; uma faixa de LEDs vermelhos, colocados no revestimento internos das portas, torna-se igualmente visível com a porta aberta, reforçando o nível de alerta para outros utilizadores da estrada que passam pelo veículo. Os engenheiros estão também a testar um novo mecanismo para a portas dos carros, o qual impede momentaneamente a abertura total das portas até o sistema Exit Warning determinar que o utilizador da estrada, que passa junto ao veículo, está afastado do veículo e, em segurança. Em caso de emergência, os ocupantes do veículo podem anular manualmente esta função. Após os testes com condutores e ciclistas da própria Ford, os engenheiros irão organizar, nos próximos meses, testes com os clientes. Parte destes testes destinam-se a garantir que a tecnologia adapta-se aos utilizadores da estrada de diferentes mercados, tendo em conta veículos de condução à direita e à esquerda, bem como diferentes configurações de estradas e faixas de rodagem.

 

Partilhar a Estrada (“Share The Road”)

A campanha “Share The Road” da Ford, procura promover a harmonia entre os utilizadores da estrada e reforça a convicção da marca: o facto de permitir que mais pessoas pedalem em segurança, especialmente em deslocações curtas, é benéfico para todos. Recentemente, a Ford alertou para os problemas de comunicação entre condutores e ciclistas, realçando que uma atitude inteligente poderá, potencialmente, aliviar as tensões e reduzir o número de acidentes. O Blusão Emoji é uma peça de vestuário absolutamente única, dotada de um painel de malha LED iluminado que exibe emojis, indicadores de direcção e o símbolo de perigo. O protótipo do blusão permite que os ciclistas sinalizem, mais fácil e claramente, as suas intenções e sentimentos aos condutores e outros utilizadores da estrada. A empresa também produziu uma premiada experiência de realidade virtual para que condutores e ciclistas possam entender melhor os problemas diários de uns e de outros. O "WheelSwap" permite que condutores e ciclistas vejam como conduzir e pedalar sem consideração pelos outros pode ser, no mínimo, arrepiante, e potencialmente fatal, para os seus parceiros utilizadores da estrada. Estudos iniciais mostram que, após passarem pela experiência, quase todos os participantes afirmaram a intenção de mudar o seu comportamento.

Para mais informação aceda a www.fordmedia.eu ou www.media.ford.com

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.