O tribunal alemão, na sequência de um pedido que teve origem no grupo de activistas ambientais, obrigou através de decisão judicial, a Tesla a interromper temporariamente a construção da sua fábrica após forte contestações de activistas locais acerca do impacto que a mesma irá ter na vida e fauna selvagem bem como nos fornecimentos de água.
Recorde-se que a empresa norte americana construtora de carros eléctricos, está neste momento a construir a sua mega fábrica em uma zona florestal de cerca de 92 hectares em Gruenheide, nos arredores de Berlim, onde espera vir a ser a sua Gigafactory Europeia.
A Tesla já tinha anunciado os seus planos para esta fábrica em Novembro 2019, mas na realidade ainda não tinha tido qualquer permissão oficial para avançar com a construção da mesma. No entanto, e de acordo com o ministro do ambiente Alemão, a Tesla poderia avançar com a preparação da construção no local “por sua conta e risco”.
Segundo a agência noticiosa Reuters, advogados de 2 partidos políticos, o Democrata Cristão e o Democrata Livre têm algum receio de que a batalha judicial possa causar danos ao próprio país a nível económico-financeiro.
Mas a Tesla não têm sido a única a enfrentar problemas na Alemanha. Já em 2018, a Google acabou por abandonar também o seu plano de começar uma start-up nos arredores de Berlim exatamente pelos mesmos motivos. Ao todo a Tesla adquiriu um total de 300 hectares para a sua fábrica, com inauguração prevista para 2021. Está nos planos da empresa a produção anual de 500 mil veículos e empregar cerca de 12 mil trabalhadores.
Foto: CicloVivo