Ambientalistas “param” fábrica da Tesla na Alemanha

18 fevereiro 2020
2min.

Segundo fonte do The Verge, portal norte-americano online de notícias e mídia operado pela Vox Media, a empresa Tesla foi forçada, por ordem de um tribunal alemão, a parar a construção da sua GigaFactory, nos arredores de Berlim, devido a contestações ambientais.

---

O tribunal alemão, na sequência de um pedido que teve origem no grupo de activistas ambientais, obrigou através de decisão judicial, a Tesla a interromper temporariamente a construção da sua fábrica após forte contestações de activistas locais acerca do impacto que a mesma irá ter na vida e fauna selvagem bem como nos fornecimentos de água.

Recorde-se que a empresa norte americana construtora de carros eléctricos, está neste momento a construir a sua mega fábrica em uma zona florestal de cerca de 92 hectares em Gruenheide, nos arredores de Berlim, onde espera vir a ser a sua Gigafactory Europeia.

A Tesla já tinha anunciado os seus planos para esta fábrica em Novembro 2019, mas na realidade ainda não tinha tido qualquer permissão oficial para avançar com a construção da mesma. No entanto, e de acordo com o ministro do ambiente Alemão, a Tesla poderia avançar com a preparação da construção no local “por sua conta e risco”.

Segundo a agência noticiosa Reuters, advogados de 2 partidos políticos, o Democrata Cristão e o Democrata Livre têm algum receio de que a batalha judicial possa causar danos ao próprio país a nível económico-financeiro.

Mas a Tesla não têm sido a única a enfrentar problemas na Alemanha. Já em 2018, a Google acabou por abandonar também o seu plano de começar uma start-up nos arredores de Berlim exatamente pelos mesmos motivos. Ao todo a Tesla adquiriu um total de 300 hectares para a sua fábrica, com inauguração prevista para 2021. Está nos planos da empresa a produção anual de 500 mil veículos e empregar cerca de 12 mil trabalhadores.

Foto: CicloVivo


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.