A venda de automóveis começou 2020 a perder em Portugal, com um recuo de 8,5% face ao período homólogo de 2019.
Os dados são da Associação Automóvel de Portugal e, concretamente, informam que no segmento de ligeiros de passageiros, que representa a maior fatia do mercado (82%), as vendas caíram 8%, tendo sido vendidos 14.423 veículos. Nos ligeiros e pesados de mercadorias, o recuo foi ainda mais significativo, cifrando-se nos 11% e 11,7%, respectivamente.
A contrariar esta tendência surgem os pesados de passageiros que registaram uma subida 12,2%.
Marcas mais vendidas
Apesar de ter registado uma queda homóloga de 10%, a Peugeot foi a marca de automóveis mais vendida em Portugal, no segmento de ligeiros de passageiros. No pódio, seguem-se a Mercedes-Benz - com um aumento de vendas na ordem dos 10,3% - e a Renault.
Já a BMW ascendeu ao quarto lugar do ranking depois de destronar a Citroën, que também sofreu uma quebra.