Irizar e-Mobility detém primeira ‘fábrica verde’ da Europa

28 janeiro 2020
3min.

A Irizar e-Mobility tornou-se na primeira fábrica de electromobilidade de energia verde da Europa, abrindo e gerindo a maior fábrica solar fotovoltaica do País Basco.

---

O novo parque fotovoltaico, foi inaugurado na presença de Lehendakari (presidente do Governo Basco), Iñigo Urkullu que foi acompanhado por uma delegação do Governo Basco, juntamente com a Agência de Energia Basca, aos quais se juntaram os parceiros do parque solar EKIAN, na qual o Grupo Irizar é um dos maiores investidores com a aquisição de 3 MW.

A energia gerada neste campo fornecerá as instalações de mobilidade electrônica Irizar, tornando-a a primeira fábrica para a produção de autocarros eléctricos com energia limpa de zero emissão na Europa.

O Grupo Irizar está totalmente comprometido com o meio ambiente e, desde que obteve a ISO 14001 em 1998, tem vindo activamente a dar passos na transformação de energia.

O compromisso com a electromobilidade desde 2011 é a expressão mais clara de seu cuidado com o meio ambiente e o bem-estar dos cidadãos. O resultado desse compromisso é o Prêmio Nacional do Meio Ambiente, na categoria produto e serviço na Espanha, que a Irizar ganhou em 2016.

A Irizar e-Mobility foi inaugurada em 2018, a primeira fábrica na Europa de soluções de electromobilidade, projectada e fabricada com base em conceitos de eco-sustentabilidade com um certificado de eficiência energética tipo A, o máximo disponível na Europa. Inclui um armazém e sistema de aquecimento de água doméstico que funciona usando o vapor excedente de uma empresa localizada na parcela adjacente.

O Grupo Irizar desenvolve e fabrica as suas próprias baterias, sob um contrato de parceria assinado com a Agência de Energia Basca e a Repsol. Também oferece uma segunda vida útil às baterias, para que possam ser reutilizadas no final de seu ciclo de vida nos autocarros, como componentes de armazenamento em estações de recarga para veículos eléctricos nas estações de serviço Repsol.

Também em 2019, após concluir a Análise do Ciclo de Vida (LCA), a Irizar tornou-se o primeiro fabricante de autocarros europeu com um EDP certificado baseado no padrão internacional UNE-EN ISO 14025 pelo International EPD System.

Actualmente, a empresa está envolvida em vários projectos de economia circular, em energias alternativas e em outros grandes projectos europeus, todos para contribuir para um futuro de mobilidade sustentável.

O maior campo solar do País Basco

O Ekian é uma iniciativa pública privada promovida pela Agência de Energia Basca e pela KREAN e possui 22 empresas investidoras.

O campo solar fotovoltaico EKIAN está localizado numa área industrial de 55 hectares chamada “La lágrima” na propriedade industrial ARASUR, no município de Ribera Baja-Erribera Beitia, Araba.

Consiste em 66.000 painéis solares de última geração, 355 watts cada, gerando capacidade instalada total de 24 MW, dobrando a energia solar actual do País Basco. Em plena capacidade, produzirá aproximadamente 40.000 MWh por ano, ou seja, electricidade equivalente ao consumo eléctrico de 15.000 famílias num ano e evitará a emissão de cerca de 14.600 toneladas de CO2 se essa energia for produzida por outras fontes de energia fósseis.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.