Grupo PSA e Fiat Chrysler acordam fusão

18 dezembro 2019
3min.

Depois de vários meses de negociação para a fusão entre o grupo francês PSA e a ítalo-americana Fiat Chrysler (FCA), para construírem o maior grupo do sector automóvel, as marcas anunciaram que o acordo foi finalmente assinado hoje. O português Carlos Tavares foi nomeado como CEO da nova empresa.

---

O grupo PSA, detentor das marcas Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall, e a FCA, construtor automóvel mundial que fabrica e comercializa veículos, como o Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep®, Lancia, Ram e Maserati, já assinaram o Memorando de Entendimento vinculativo que visa a fusão 50/50 das suas actividades, dando origem ao 4.º maior construtor mundial em termos de volume e ao 3.º maior em termos de volume de negócios .

A combinação entre ambas as empresas resultará num volume de vendas anual de 8,7 milhões de veículos, de negócios de aproximadamente 170.000 milhões de euros, um resultado operacional corrente superior a 11.000 milhões de euros e uma margem de lucro operacional de 6,6%, considerando os resultados agregados de 2018.

Devido à capacidade financeira dos dois grupos, a fusão encontra-se bem posicionada para fornecer soluções inovadoras, limpas e sustentáveis que garantam a mobilidade das pessoas.

O novo grupo terá uma presença global equilibrada e rentável, cobrindo todos os principais segmentos de mercado, desde veículos de luxo, premium e automóveis de passageiros mainstream, passando por SUV, pesados e veículos comerciais ligeiros.

O equilíbrio geográfico agora será muito maior, com 46% das receitas oriundas da Europa e 43% da América do Norte, tendo em conta os números agregados de 2018 de cada empresa. Esta combinação permitirá remodelar a estratégia noutras regiões.

A nova companhia vai possuir um Conselho de Administração composto por 11 membros, a maioria dos quais independentes. Cinco desses membros serão nomeados pela FCA e o seu accionista de referência (incluindo John Elkann como Presidente) e cinco outros serão nomeados pelo Groupe PSA e os seus accionistas de referência (incluindo o Vice-Presidente e o Director Principal Não-Executivo).

Aquando da fusão, o Conselho de Administração incluirá dois membros representantes da FCA e dois empregados do Grupo PSA (os representantes dos empregados serão designados de acordo com a regulamentação em vigor). O português Carlos Tavares será o CEO (Director-Executivo) da empresa por um mandato inicial de 5 anos e será, também, membro do Conselho de Administração.

Fusão PSA FCA - Logos

 

“A nossa fusão representa uma enorme oportunidade para assumirmos uma posição mais forte na indústria automóvel enquanto procuramos dominar as mudanças para um mundo de mobilidade limpa, segura e sustentável, fornecendo aos nossos clientes produtos, tecnologias e serviços de classe mundial. Estou plenamente convencido de que, fruto do seu imenso talento e mentalidade colaborativa, as nossas equipas irão conseguir alcançar, com entusiasmo, uma performance maximizada”, comentou Carlos Tavares, Chairman do Conselho de Administração do Grupo PSA.

Mike Manley, CEO da FCA, acrescentou que “esta é a união de duas empresas com marcas incríveis e equipas de gestão muito qualificadas. Ambas atravessaram tempos difíceis e emergiram como empresas ágeis, inteligentes e formidáveis. As nossas pessoas partilham um traço comum: veem os desafios como oportunidades a abraçar e o caminho a percorrer para nos tornarmos ainda melhores no que fazemos.”

A nova empresa-mãe terá sede na Holanda e será cotada no Euronext (Paris), na Bolsa Italiana (Milão) e no New York Stock Exchange, e irá também beneficiar da sua forte presença em França, Itália e nos Estados Unidos da América.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.