Spring Professional lança Guia Salarial

04 dezembro 2019
3min.

A fechar mais um ano a Spring Professional, empresa do grupo Adecco, anunciou aquele que é o primeiro Guia Salarial da marca em Portugal. Após três anos a operar no mercado nacional, o Guia Salarial Spring apresenta os números mais relevantes e orientativos sobre o mercado salarial nacional.

---

“Lançamos este Guia com dois objetivos principais. O primeiro é o de apresentar os números com que as empresas lidam quando se fala de trabalho qualificado e cargos de alta responsabilidade e o segundo fazer uma análise da evolução em relação ao passado e o que nos espera no futuro. Qual o rumo que o mercado de trabalho tomou nos últimos anos e a direção que terá nos próximos”, foi assim que justificou a publicação do guia, Carla Rebelo, diretora geral do Grupo Adecco em Portugal.

 

No sector Financeiro a Spring destaca que a procura por funções de Contabilidade, Controlo, Tesouraria e Direção Financeira, mantiveram um aumento gradual durante 2019. PMEs em fase de crescimento e consolidação, multinacionais, Centros de Serviços Partilhados (SSC) e start-ups, foram os principais protagonistas no que diz respeito a contratações na área Financeira. A Banca e Seguros embora as fusões e aquisições tenham ditado um abrandamento no ritmo de contratações, já retomaram o crescimento na procura. Para 2020, a Spring prevê uma continuidade deste dinamismo, com a procura de profissionais a manter-se em níveis idênticos a 2019. Flexibilidade, criatividade e capacidade de adaptação serão indispensáveis e muito valorizadas nos profissionais de finanças.

 

Em Engenharia a Spring Professional destaca as funções de planeamento e logística, qualidade e procurement. A nível de gestão e técnico são as áreas de manutenção e logística. Diz a empresa que os perfis operacionais e técnicos têm vindo a ser os mais procurados pela rotatividade a que o mercado tem assistido, paralelamente com a melhoria das condições salariais e benefícios associados às funções. A área da construção civil também assiste, desde o final de 2018, a um retomar do crescimento mais acentuado, sustentado pelo aumento do investimento e da procura. Para 2020 destaca-se a forte perda ao nível do sector automóvel, mas um excelente crescimento em sectores, como o das embalagens, que se vê renovado ao dia de hoje pelas condições globais. É expectável o continuo crescimento na procura, no que respeita a áreas de apoio, como compras, planeamento.

 

Na área de Sales & Marketing, a Spring destaca a especialização que começou a ser procurada nas funções comercias. Ou seja, as empresas procuram perfis técnicos (engenheiros, etc…), para assumirem funções comerciais o que significa uma total inversão do que se passava no mercado e também daquilo que o mercado estava à espera. Quer-se um técnico que conheça bem os produtos e o mercado para vender e criar negócio. E desde 2018 que o mercado começou a apostar novamente na área de marketing como um perfil analítico e de interligação com os departamentos comerciais.

Para concluir, a marca destaca ainda a diferença salarial significativa entre Lisboa e Porto em muitos sectores, levando a uma deslocação de profissionais para a capital.

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.