Exide anuncia instalação solar inovadora em Portugal

22 abril 2019
4min.

A Exide Technologies, fornecedora global de soluções de energia armazenada para os mercados de transporte e industrial, está a anunciar uma nova instalação fotovoltaica de 3,5MWp na sua fábrica em Castanheira, Portugal.

Cerimónia EDP Exide

A instalação da Exide Technologies será apoiada por um sistema de armazenamento de energia usando a tecnologia de bateria de alto desempenho da GNB, permitindo que a energia gerada seja consumida conforme necessário. Será uma das maiores unidades de geração de autoconsumo com armazenamento na Europa, demonstrando o potencial de sistemas desse tipo serem implantados em escala.

A assinatura oficial do contrato ocorreu nas instalações da Castanheira, logo seguido do início oficial do projecto. Stefan Stübing, Presidente EMEA e Vice-Presidente Executivo, esteve presente em nome da Exide, enquanto a EDP foi representada por Vera Pinto Pereira, membro do conselho executivo e CEO da EDP Comercial.

Este projecto emblemático mostra um caminho empolgante para os fabricantes intensivos em energia, com capacidade de reduzir as emissões de carbono, obter reduções impressionantes nos custos operacionais e causar um impacto ambiental significativo. A introdução do BESS (Bateria para sistema de armazenamento de energia eléctrica) aumentará a dependência da Exide em energia renovável e fornecerá energia à noite e durante períodos de luz solar reduzida. O projecto faz parte de uma série de investimentos da Exide na sua fábrica da Castanheira, incluindo o recente início de uma nova linha de produção multimilionária da AGM Network.  

O novo sistema terá mais de 9.000 painéis fotovoltaicos. Espera-se produzir mais de 5000MWh / ano, cobrindo uma parte considerável das necessidades energéticas totais da fábrica. O sistema também incluirá cerca de 70 inversores e um banco de baterias GNB Sonnenschein A600 para armazenamento de energia, fornecendo 500kWh de energia.

A GNB Sonnenschein A600 é conhecida pelo seu desempenho excepcional em aplicações de energia de rede e foi comprovada ao longo de décadas em muitas instalações complexas em todo o mundo. A sua tecnologia de gel livre de manutenção oferece uma série de benefícios e segurança. Tem um design de placa tubular e excelente protecção contra descarga profunda para máxima eficiência energética e ciclo de vida útil. A montagem horizontal permite uma instalação e manutenção mais fácil. A bateria também é totalmente reciclável, minimizando o seu impacto ambiental.

O projecto será liderado e entregue pelo fornecedor global de energia EDP, trabalhando em estreita colaboração com a Exide para fornecer o componente de armazenamento de energia. O sistema proporcionará grandes economias anuais em contas de energia para a Exide, permitindo que a empresa reduza significativamente os gastos operacionais nas instalações, enquanto permite que a empresa tenha um impacto ambiental positivo. A Exide também está a introduzir energia fotovoltaica na sua fábrica de reciclagem na Azambuja, o que proporcionará mais economia de custos e meio ambiente para a empresa.

“A nossa fábrica da Castanheira está tornar-se uma das mais avançadas do género em qualquer parte do mundo. Recentemente, realizamos um investimento significativo para aumentar a capacidade de energia da rede da instalação e hoje estamos a anunciar o nosso sistema de energia industrial de última geração", disse Stefan Stübing, presidente da Exide EMEA e vice-presidente executivo. “Cada vez mais empresas contarão com energia de produção autónoma apoiada por uma BESS nos próximos anos, especialmente em sectores que requerem energia, como a fabricação. As empresas beneficiam de melhor visibilidade de custos, maior redução de custos e menor impacto ambiental. ”

"A EDP está empenhada em fornecer aos seus clientes soluções sustentáveis e eficientes. Este é o maior projecto de energia solar da EDP e vai permitir dar um passo importante para o mundo da tecnologia de armazenamento", afirmou Vera Pinto Pereira, CEO da EDP.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.