Novos limites de velocidade em Espanha

01 fevereiro 2019
2min.

Desde esta terça-feira, 29 de Janeiro, alguns dos limites de velocidade no país vizinho baixaram. Saiba quais.

Veículos
Limites de Velocidade em Espanha

Veículos

Assim, de acordo o Regulamento Geral de Circulação, a principal novidade está nas chamadas “carreteras convencionales”, as vias públicas fora das localidades, cujo limite para automóveis ligeiros de passageiros e motos desce dos 100km/h para os 90km/h. Os restantes veículos (pesados de mercadorias, pesados de passageiros, autocaravanas, transporte escolar, veículos com reboque…) ficam pelo limite máximo de 80km/h.

Neste caso, a Dirección General de Tráfico (DGT) confirma que carros e motos vão poder superar o limite de velocidade até 20km/h ao ultrapassar, sempre que o carro da frente circule a menos de 90km/h. O que significa que a velocidade máxima que se pode atingir será de 109km/h, uma vez que o carro ultrapassado terá sempre de ir a menos de 90km/h.

Esta limitação para 90km/h não acontece, ainda assim, em todas as vias públicas fora das localidades. Naquelas que contam com separação física dos dois sentidos de circulação, a lei permite que o limite máximo possa continuar a ser de 100km/h para carros, motociclos e autocaravanas com menos de 3500kg. Ou seja, ainda que o limite genérico passe para os 90km/h, vão continuar a existir estradas cujo limite se mantém nos 100km/h.

Também fica estabelecido que para os veículos de transporte escolar e de menores, ou que transportem mercadorias perigosa haja uma redução de 10km/h na velocidade máxima fixada em função da via. Por exemplo, num autocarro em que viajem passageiros de pé, a velocidade máxima é de 80km/h.

Limites de Velocidade em Espanha

Os novos limites trazem também novas multas de velocidade. A perda de pontos na carta de condução, que antes acontecia a partir dos 131 km/h, fixa-se agora a partir dos 121Km/h, sendo que para lá dos 140km/h passam a ser dois pontos perdidos. Já circular a partir dos 170km/h (80km/h acima do limite máximo), passa a ser crime.

Nas estradas não pavimentadas o limite máximo de velocidade passa a ser de 30km/h.

Esta alteração vai afectar mais de 60 mil quilómetros de estradas em Espanha e está previsto que todos os sinais tenham sido retirados antes de a medida entrar em vigor.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.