Fórum dos Serviços reuniu-se

23 janeiro 2019
1min.

O grupo de reflexão Economia Digital, Logística e Infra-estruturas realizou a primeira reunião do ano, para debater e reflectir sobre o trabalho já feito.

Reunião Fórum de Serviços

O Fórum dos Serviços foi criado pela Confederação de Comércio e Serviços de Portugal e é composto, actualmente, por dois grupos de reflexão. Um deles é o de Economia Digital, Logística e Infra-estruturas, que ontem apresentou o documento de trabalho «Globalização e Digitalização: desafios para a logística e transporte», da autoria de José Félix Ribeiro e António Manzoni.

Esta primeira reunião do ano serviu para recolher contributos e comentários ao trabalho feito até então, e contou com a presença de representantes de vários players do sector. Um dos temas foi a forma como os avanços nas tecnologias de informação e tecnologias de energia estão a transformar o sistema de transporte terrestre, nomeadamente o transporte rodoviário. Os autores destacam a eventual difusão de camiões com propulsão eléctrica e autónomos, com interfaces de digitalização de dados analógicos. Outra das tendências de evolução será o platooning, ou seja, camiões que se desloquem em «comboio», com José Félix Ribeiro a afirmar que desta forma o transporte rodoviário se poderá tornar competidor do caminho de ferro, por permitir uma maior flexibilidade.

Ao longo do ano serão realizadas mais reuniões, pretendendo-se incidir mais sobre o transporte aéreo e marítimo. O objectivo é que até ao final do ano o trabalho esteja terminado.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.