O Japanparts Group, sedeado em Verona, festeja os 30 anos de actividade com os seus clientes, uma meta importante para a empresa, que ao longo destes anos cresceu de forma exponencial em Itália e no estrangeiro. Nascido como empresa familiar em 1988, é especializado em peças para veículos asiáticos, europeus e americanos com as marcas Japanparts, Ashika e Japko. Actualmente, são cerca de 30.000 as referências codificadas para cada uma das três marcas.
A gama dos produtos distribuída pela Japanparts inclui 140 famílias diferentes de artigos que abrangem todos os tipos de peças, do motor aos travões, das embraiagens às peças elétricas e às suspensões, excluindo apenas peças de carroçaria. O constante crescimento do mercado automóvel produzido nos mercados do Extremo Oriente levou em pouco tempo a empresa a posicionar-se nos primeiros lugares do sector automóvel de peças.
Japanparts é uma empresa jovem, com uma força de trabalho com idade média pouco superior a 30 anos, constituída por um organigrama empresarial dinâmico, com 32 pessoas dedicadas à parte administrativa e comercial e 80 à logística, que é totalmente terceirizada.
Obteve rendimentos de mais de 85 milhões de euros em 2017 e exporta para mais de 70 países, para um total de 5 continentes. Entre 2015 e 2017, a Japanparts assistiu a um crescimento de dois dígitos, quer na facturação em Itália quer na exportação, com um número de encomendas que alcançou os 75% de crescimento nos últimos cinco anos.
Recentemente, o Japanparts Group concluiu uma importante otimização da projecção da empresa: investiu na ampliação do armazém da sede para atingir um total de 53.000 m2 de superfície de armazenamento, que permitirá consolidar a própria presença e ampliar a gama europeia, assegurando a velocidade e a garantia das entregas e aumentando a cobertura do stock que neste momento já cobre cerca de 6 meses de vendas. A inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2019.
Um plano estratégico ambicioso que pretende reforçar a especialização em peças para veículos asiáticos e americanos, implementando também as aplicações para veículos europeus, de forma a tornar-se ponto de referência global.
A importante introdução no catálogo dos amortecedores, que em muito pouco tempo se tornaram no produto de ponta que cobre o parque circulante asiático e europeu, produziu resultados bem acima das expectativas.
Para as bombas de água, a empresa já ampliou este ano o catálogo da gama europeia. No próximo ano está prevista a ampliação da gama europeia para as pastilhas, discos, tambores e pinças. E não só, o Grupo aumenta as suas competências alargando o campo de atividade sob a nova estratégia “Yes we Have” inserindo uma gama de novas tecnologias como os sensores ABS e as válvulas EGR para um fornecimento completo a 360°.
O ponto de força da empresa é a capacidade de antecipar as exigências e funcionar num contexto global. Foi uma das primeiras a investir no catálogo profissional de livre acesso online oferecido pela Tec Doc, com a qual colabora constantemente, garantindo uma posição privilegiada na atualização dos seus dados dentro desta plataforma. O catálogo online presente nos sites (três, um para cada marca comercializada), graças a uma grande quantidade de fotografias, medidas e dados técnicos, simplifica a pesquisa e acelera a identificação da peça correta, fazendo assim poupar tempo precioso aos operadores. Recentemente, à pesquisa por veículo juntou-se a pesquisa por chassis e por matrícula (reservada aos distribuidores parceiros do Japanparts Group). Estes sistemas integram a possibilidade para os distribuidores de verificar a disponibilidade de cada artigo em tempo real e proceder às encomendas diretamente a partir da sua área reservada. Esta operação contribuiu significativamente para o aumento da faturação, atingindo quase 70% da faturação global.
E a mais recente actualização é relativa ao investimento em materiais e tecnologias para a integração do catálogo online, com fotos tridimensionais dos produtos e imagens panorâmicas a 360°, que permitem evidenciar a peça de modo a fazer uma escolha correta.
Alessandro Piazza, General Manager do Japanparts Group, responde assim a quem pergunta qual o motivo da dinâmica e do crescimento da empresa: “A força da Japanparts é desde sempre a flexibilidade, a rapidez de readaptação num mercado mundial dinâmico e rápido, o stock cada vez mais importante, os custos reduzidos e um fornecimento completo. Melhorar estas qualidades é o objetivo principal que nos colocamos para o futuro”.
PR