Renault Trucks constrói nova plataforma logística em Lyon

19 fevereiro 2024
3min.

Este projeto, que ilustra o desejo da Renault Trucks de descarbonizar as suas atividades, marca uma nova etapa na transição para a produção de energia renovável

---

A Renault Trucks anuncia a construção de um novo edifício de energia positiva na sua unidade de Lyon Saint-Priest. Terá mais de 46 mil m2, representa um investimento de 132 milhões de euros será inaugurado em 2028 e abrigará o centro global de distribuição de peças de reposição da marca.

Com a construção desta nova plataforma logística na vanguarda da inovação, o fabricante francês e o Grupo Volvo, do qual faz parte, demonstram o seu compromisso com a sustentabilidade dos recursos de produção e reafirmam as fortes raízes regionais da Renault Trucks na área metropolitana de Lyon.

Como o atual edifício centenário do centro de distribuição em Vénissieux não é mais adequado para as exigências ambientais e operacionais das atividades logísticas, a Renault Trucks estudou todas as opções, incluindo a transferência da atividade para outro local. No final, a fabricante optou por transferir sua plataforma logística para o O prédio, que abrigará mais de 500 funcionários, será composto por um armazém flexível e escalável de 46.000 m² integrando armazenamento padrão, uma área totalmente automatizada dedicada a pequenas peças e um espaço reservado para armazenamento de baterias.

O futuro centro de distribuição atenderá aos mais altos padrões de segurança, incluindo separação total de peões, camiões e outros veículos. Grandes esforços também serão feitos para melhorar a ergonomia e o conforto de trabalho dos operadores, incluindo a robotização de certas operações e a otimização de racks de armazenamento.

Este projeto, que ilustra o desejo da Renault Trucks de descarbonizar as suas atividades, marca uma nova etapa na transição para a produção de energia renovável. O novo centro de distribuição foi projetado para ser um edifício de energia positiva, uma vez equipado com painéis fotovoltaicos em todo o telhado que produzirá eletricidade renovável cobrindo as suas próprias necessidades (incluindo aquecimento do edifício, empilhadoras e carregamento de veículos elétricos), mas também as necessidades dos edifícios vizinhos. Todas as instalações neste edifício funcionarão com esta eletricidade renovável.

Bruno Blin, presidente da Renault Trucks, disse: "A construção da nossa nova plataforma logística em Lyon é um investimento estratégico para a Renault Trucks. Reforça a sustentabilidade, personifica o nosso desejo de construir um futuro forte e sustentável, baseado na inovação, oferecendo novas oportunidades para os atuais e futuros colaboradores a longo prazo.”

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.