expoMECÂNICA com casa cheia e dois F1 em competição

18 abril 2018
8min.

A partir desta sexta-feira e até domingo, o expoMECÂNICA - 5.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto - terá em exposição dois monolugares da competição, de duas equipas de topo.

expoMECÂNICA 2017
Formula1_RS18

expoMECÂNICA 2017

Durante três dias, o evento lotará as naves centrais da Exponor com os operadores empresariais do sector que dá assistência a quase seis milhões de veículos em circulação no nosso País.

Antes de arrancar para o circuito urbano de Baku (Grande Prémio do Azerbaijão), o Fórmula 1 da equipa Aston Martin Red Bull Racing é um dos que passará pelas “boxes” do expoMECÂNICA 2018, naquela que será uma estreia em território nacional do novo monolugar resultante da recente parceria entre a equipa da Red Bull e a Aston Martin, a conceituada marca inglesa de supercarros.

Trata-se, aliás, de uma dupla estreia, pois que a empresa responsável pela iniciativa, a Lubrigrupo, representante dos lubrificantes Mobil em Portugal, é um dos 82 (num total de 223) expositores pela primeira vez presentes no certame que agrupa toda a cadeia de valor do pós-venda automóvel português, na Exponor – Feira Internacional do Porto, de sexta-feira (dia 20) a domingo (dia 22), sob organização da KiKai Eventos.

A Renault Sport F1 Team parece não ter querido ficar para trás e, graças à Ixell, que também tem a sua première no expoMECÂNICA, acedeu igualmente em fazer rolar para dentro do recinto o novo R.S 18, “vestido” por esta marca premium de repintura automóvel do grupo Renault e parceira oficial da escuderia francesa.

Mas, a exemplo de anos anteriores, o evento não deixará de ter outras “bombas” em exposição, de uma grande variedade de “campeonatos”, e com surpresas sempre à espreita…

O Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto reúne um número recorde de operadores económicos do setor, preparados para, com as suas novidades, tornar a edição “mão-cheia” do expoMECÂNICA num acontecimento memorável para o tecido empresarial e os profissionais das áreas representadas - peças e sistemas, tecnologias de informação e gestão, reparação e manutenção, acessórios e customização, e estações de serviço e lavagem.

Os ingredientes organizativos estão todos alinhados com tamanha pretensão, uma vez que o certame cresceu exponencialmente e é o maior de sempre do aftertmarket luso: em número de participantes (uma subida de 36% relativamente a 2017), expositores estrangeiros presentes (45), países representados (seis) e área ocupada (14.000 metros quadrados dos Pavilhões 4 e 5 do recinto de feiras da Associação Empresarial de Portugal).

Novidades sobre duas rodas e à Patrão…

As novidades não se cingem às quatro rodas e há empresas a apostar em toda a linha, inclusive, nas duas rodas.

É o caso da Bahco, marca de referência internacional no domínio das ferramentas manuais premium, e um dos muitos expositores “repetentes” da mostra. Em colaboração com o campeão nacional de motociclismo todo-o-terreno, Mário Patrão, a empresa identificou várias lacunas no segmento e, para já, desenvolveu um set de ferramentas especialmente vocacionado para as oficinas de motas e motociclos, que será apresentado no expoMECÂNICA, em estreia absoluta.

A novidade, que ficará imediatamente disponível na rede de distribuidores autorizados após ser lançada no Salão, será complementada com um Kit de assistência rápida para acompanhar as motas, igualmente com a “mão” de Mário Patrão, que se destina a todos os amantes das duas rodas que querem circular com uma reserva de ferramentas de emergência.

A feira - representativa de um setor que, em Portugal, dá assistência a quase seis milhões de veículos em circulação (ligeiros e pesados) - é um cadinho das mais recentes soluções e inovações para os vários segmentos, que os agentes do aftermarket revelam aos profissionais no próprio palco dos acontecimentos.

À margem são inúmeras as iniciativas informativas, formativas (gratuitas) e de debate setorial que complementam o expoMECÂNICA, grande parte delas no coração do evento, distribuídas pelo Espaço de Demonstração “Demotec by CEPRA” e o ciclo de conferências “expoTALKS by Valente & Lopes” (com o apoio editorial da Revista Pós-Venda).

No “Plateau TV”, uma iniciativa do Jornal das Oficinas que deslocaliza para a Exponor um estúdio de televisão, dar-se-á destaque, em direto, aos protagonistas do pós-venda e aos assuntos que mais os motivam na atualidade, como as mudanças no aftermarket, a digitalização das oficinas (tendências, desafios e oportunidades), o Lean Management e o comércio de pneus em Portugal (presente e futuro do segmento).

A “Arena dos Pneus”, que promoverá uma ampla informação e debate sobre a importância dos rodados na prevenção e segurança rodoviária, com a participação da Unidade de Trânsito da Guarda Nacional Republicana, terá também um espaço próprio no Salão. Será dinamizado com documentários, passatempos, realidade virtual e uma pequena exposição. Os participantes receberão ainda um Guia do Pneu.

Já a exposição “Memórias do aftermarket” propõe um flasback a todos aqueles que adoptaram o mundo automóvel como forma de vida profissional e, através de vários dos componentes fundamentais que marcaram os carros no século XX, evoca o passado do sector nacional.

Os programas da meia centena de actividades agendadas estão a receber os retoques de última hora, pelo que a Organização sugere a respectiva consulta em www.expomecanica.pt.

Self Check-in e Smart Badge em estreia

A visita à feira encontra-se este ano (ainda) mais facilitada. Para além do credenciamento on-line, a decorrer, com o propósito de menorizar os tempos de espera à entrada, haverá pela primeira vez um espaço de Self Check-in, que permite os visitantes validar autonomamente a sua incursão na feira.

Igualmente em estreia está o Smart Badge, um dispositivo virtual que permite aos profissionais armazenar digitalmente toda a informação dos expositores visitados, evitando assim o peso das brochuras pesadas durante a visita pela Feira Internacional do Porto, até domingo.

Números e factos do Salão:

N.º de expositores: 223 – mais 35% (59 empresas) do que em 2017

N.º de empresas internacionais presentes: 45 – 20% do total de expositores (e quatro vezes mais do que a média dos últimos anos)

Países representados: Portugal (178), Espanha (26 expositores), Itália (16), Alemanha (1), Holanda (1) e Polónia (1)

N.º de expositores presentes pela 1.ª vez: 82 (37% do total)

Área ocupada pelo evento: 14.000 metros quadrados – mais 44% de espaço alocado do que na última edição

N.º de visitantes (esperados): mais de 13.000

Avaliação dos expositores ao evento (segundo inquérito de opinião da Asserbiz na edição de 2017):

● 67% afirmaram ter realizado negócios durante a feira;

● 88% asseveraram ter atingido os objetivos da participação;

● 97% consideraram que a feira ajudou a promover o negócio;

● 68% apontaram ter tido contacto com visitantes estrangeiros;

● 100% das empresas abordadas garantiram pretender continuar a participar;

● Grau de avaliação do certame - 78% (num máximo de 100).

Avaliação dos visitantes profissionais ao evento:

● 60% disseram ter interesse em fazer compras durante o evento;

● 98% garantiram ter intenções de regressar ao Salão;

● Grau de avaliação do certame - 8,29 (numa escala de 1 a 10).

 

 

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.