A principal tarefa da pinça de travão é converter a pressão pneumática no sistema de travagem numa força mecânica – para reduzir a velocidade do veículo.
No caso do travão de disco ser acionado pneumaticamente, a haste do pistão do cilindro do travão é
acionada. A atuação da haste do pistão na pinça de travão faz com que a pastilha interna seja pressionada contra o disco com alta força de fixação. Com a força de reação, ao mover a pinça de travão, a pastilha externa também é pressionada contra o disco. O veículo trava.
Dicas & truques:
Ao realizar trabalhos de manutenção no travão da roda, verifique se as pinças do travão podem ser movidas nos pinos-guia. Para isso, recomenda-se deslocar a pinça de travão do lado do aro várias vezes até que pare no disco com as lonas removidas. Nesta questão, as buchas de proteção dos pinos de guia não devem ser apertadas. O movimento deve ser suave.
Se o travão da roda não funcionar ou se estiver difícil de operar, deve-se fazer uma reclamação e uma reparação deve ser realizada, usando-se o kit de reparo apropriado. As instruções de serviço correspondentes do fabricante da pinça de travão devem ser observadas.