Tudo sobre o funcionamento dos amortecedores

31 março 2021
6min.

Sabe porque é que são precisos amortecedores para conseguir uma viagem confortável e segura?

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Uma vez que as molas têm a capacidade de oscilar, quando o veículo viaja por estradas irregulares, o veículo pode começar a deslocar-se em excesso, o que pode fazer com que ocorra uma perda de contacto entre os pneus e a estrada. Para prevenir a oscilação das molas, são necessários os amortecedores para amortecer a oscilação ao mínimo e para manter os pneus em contacto com a estrada para uma viagem confortável e segura.

Funcionamento

Os amortecedores convencionais são maioritariamente produzidos como amortecedores hidráulicos telescópicos com design simples ou duplo. Na área dos veículos pesados, são utilizados principalmente amortecedores de pressão de gás de tubo duplo. Os amortecedores são preenchidos com um óleo especial e uma pequena porção de gás, usualmente é utilizado nitrogénio. O gás é necessário pelas suas propriedades de compressibilidade. Quando a haste do pistão é empurrada para o amortecedor, esta desloca o óleo para o tubo externo. O aumento do volume da haste impulsora, no interior do amortecedor, é compensado pela compressão do gás, que reduz o seu volume.

 

Construção amortecedor

Características de Amortecimento

Tendo em conta que os veículos são construídos de acordo com várias configurações e têm diferentes pesos, todos os amortecedores devem ter características de amortecimento específicas de acordo com as respetivas aplicações a cada veículo. Os amortecedores trabalham de modo hidráulico e o movimento do chassis é compensado pela transferência da energia de movimento em energia de fricção. A fricção é criada pela pressão do óleo através das válvulas do pistão e inferiores enquanto o pistão se move.

Fluxo de óleo através das válvulas

As diferentes características de amortecimento podem ser conseguidas pela construção do pistão e das válvulas inferiores por onde o óleo está a ser pressionado. O seu princípio baseia-se no facto de que a resistência do fluxo do óleo do amortecedor deslocado depende da velocidade do fluxo. Isto não é linear, mas antes progressivo. Ex.: este aumenta com a velocidade do fluxo.

Gráfico de força-deslocamento do amortecedor

As forças que empurram e puxam são medidas em comparação com a velocidade com que a haste do pistão se move para dentro e para fora do amortecedor. Apenas amortecedores com características de amortecimento adequadas podem contribuir com o desempenho de amortecimento adequado para a segurança e conforto na estrada.

Desgaste e Consequências

Os amortecedores estão sujeitos a desgaste. Vários aspetos influenciam a vida útil e o desgaste, tais como a quilometragem, as condições da estrada e o peso do veículo. Ao longo do tempo, o desempenho de amortecimento é reduzido. Este é um processo lento que os condutores nem sempre reconhecem. Por exemplo, uma perda de 50% no desempenho de amortecimento pode resultar numa distância de travagem 20% maior, quando não é possível conseguir um contacto optimizado com a estrada. Os sistemas de assistência à condução são também bastante dependentes dos amortecedores e da própria perfeição da suspensão do chassis.

Além da maior distância de travagem, um veículo com amortecedores de fraca performance pode entrar em despiste em estradas sinuosas e ficar mais sensível aos ventos cruzados. Isto é particularmente perigoso em veículos pesados devido ao centro de gravidade elevado e à extensa área exposta ao vento. Adicionalmente, em situação de travagem o veículo pode afundar demasiado a frente, ficando instável. O desgaste dos pneus aumenta e o conforto de condução diminui.

Os amortecedores estão a funcionar?

Os condutores de veículos pesados devem colocar esta pergunta com regularidade. Mas nem todos estão aptos a responder. O facto de os amortecedores apresentarem desgaste ou funcionamento deficiente pode ser evidente, sobretudo, pelo significativo desconforto na condução e pela alteração no comportamento da direção. Se a faixa de rodagem do pneu não apresentar desgaste uniforme, mas variar em profundidade ou for irregular ao longo da circunferência do pneu, isto também pode ser indicador de amortecedores com falha. Quando a vedação da haste do pistão tem fuga e o amortecedor está a perder uma quantidade significativa de óleo, que é facilmente visível do exterior, este deve ser substituído logo que possível.

Fuga no amortecedor

Se existir alguma dúvida acerca da condição dos amortecedores, deve ser feita uma visita à oficina de imediato. Especialistas treinados podem detetar amortecedores com defeito e substitui-los de forma profissional. O condutor, passageiros ou mesmo cargas sensíveis irão beneficiar de uma suspensão perfeita, resultando numa condução confortável. Em veículos pesados e autocarros, a segurança deve ser sempre o foco para não colocar em risco outros condutores e utilizadores da estrada, evitando situações de perigo na estrada e acidentes.

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