A melhor forma de proteger o ambiente é conservar os recursos. A reconstrução permite uma grande poupança de energia e materiais – comparativamente à utilização de peças novas. A ZF antecipou este objectivo há muito tempo atrás, em 1962, o que lhe permitiu expandir o seu programa de reconstrução ao longo dos anos. Uma vasta gama de componentes de veículos incluindo travões, transmissões, sistemas de direcção ou conversores de binário está a ser reconstruída com a qualidade de equipamento original, em 15 instalações – e a tendência é para aumentar.
O certificado em ouro Cradle-to-Cradle premeia a produção sustentável. A ZF já recebeu este prémio várias vezes – por exemplo, para a fábrica da ZF em Bielefeld pela reconstrução das placas de pressão da embraiagem Sachs. Para que um fabricante receba a certificação segundo as especificações do Cradle to Cradle Products Innovation Institute, sedeado em Oakland, Califórnia, este deve reutilizar cerca de 95 por cento dos materiais.
A ZF Aftermarket convence pela quantidade e pela qualidade. Um exemplo: Frýdlant na República Checa - mais de 4.000.000 de pinças de travão foram reconstruídas nestas instalações da ZF Aftermarket, ou seja, cerca de 766 pinças de travão por dia de trabalho, desde que a fábrica iniciou actividade em 1999. Jirka Horvath, Director de Operações e Reconstrução, Europa e EEMEA, afirmou “Contando com a nossa fábrica de reconstrução em Wrexham, Gales, iremos atingir um novo recorde de pinças de travão produzidas nas fábricas da ZF Aftermarket todos os anos - actualmente, 1.250.000 unidades”.
Reconstrução – um processo industrial normalizado
A reconstrução tem início na oficina, quando a peça antiga é retirada do veículo. Quando uma peça chega a uma das nossas localizações de reconstrução, os especialistas da ZF Aftermarket avaliam, classificam, desmontam e limpam a peça. Depois tratam dos componentes individuais que estão danificados, eliminam-nos com um processo ecológico ou reciclam-nos. Durante a montagem, os técnicos da ZF Aftermarket substituem os componentes com defeito ou em falta por peças de substituição com a mesma qualidade do equipamento original, substituem as peças de desgaste e actualizam o software, se necessário. A qualidade só difere da qualidade do produto da série original se a tecnologia actual for mais avançada do que a utilizada na criação do equipamento. Nesse caso, são efectuadas actualizações técnicas. Por último, o componente é novamente colocado no mercado pós-venda com uma nova garantia, onde aguarda para ser utilizado como uma peça de substituição.
Erik Naumann, Chefe da Divisão de Reconstrução da ZF Aftermarket explica: “Designamos este processo de reconstrução para realçar o facto de se tratar de uma norma industrial, não de um trabalho de reparação”. Naumann salientou: “Os recursos naturais são finitos, mas o nosso programa de reconstrução permite-nos reduzir a quantidade de matérias-primas necessárias em 90 por cento, quando comparado com o fabrico de uma nova peça. Além disso, poupamos cerca de 90 por cento de energia. Estas poupanças sustentáveis de energia e materiais conciliam a mobilidade com o ambiente e reduzem também a sua pegada de CO2.”
PR