Ferramentas para automatizar processos internos, gerir informações de forma eficiente e melhorar a experiência do cliente foram os eixos fundamentais da comunicação que deu conteúdo à convenção Bosch Car Service que decorreu em Madrid, e que reuniu a rede de Espanha e de Portugal, num evento com mais de 900 participantes.
“Novas soluções para novos cenários” foi a proposta da Bosch, sendo a digitalização e a conectividade os elementos-chave da estratégia digital partilhada durante o evento que apresentou as novas ferramentas que vão permitir à rede Bosch Car Service adaptar-se ao processo de transformação digital.
A "música" foi o tema do evento e um elemento sempre presente nas mensagens transmitidas. O grupo Music Has No Limits esteve em palco, energizou e marcou o ritmo da jornada ao lado dos a presentadores de televisão Jesús Vázquez e Rita Ferro, o primeiro espanhol e a segunda portuguesa, como mestres-de-cerimónias, cada um no seu próprio idioma.
"Neste mundo ultra conectado em que vivemos, continuar a ser o melhor só se consegue através da inovação constante”, "A mudança não é opcional. Mas reinventar-nos não é apenas uma obrigação das empresas, é uma atitude em relação à vida de cada um de nós...", com estas palavras deu arranque à Convenção, Marian Luño, directora da divisão de Aftermarket Automotive Espanha e Portugal.
Miguel Angel Gavilanes, Channel Marketing Manager, e Sinfo Gallo, Director de Marketing, lançaram a pergunta: “Como vamos beneficiar da digitalização e da tecnologia na rede Bosch Car Service?”. Através do conceito “Oficina Smart”, a Bosch Car Service apresentou-se como a oficina que compete em tecnologia e que a utiliza para continuar a ser uma referência, beneficiando de todo o seu potencial para aceder e atrair mais clientes, melhorando a experiência dos mesmos.
O conceito “A Bosch amplia o apoio e o suporte à Rede” foi fundamentado pelo facto do Grupo Bosch continuar a evoluir como uma empresa com uma clara orientação para os serviços dirigidos às oficinas.
Através das novas ferramentas, a Bosch Car Service quer promover a melhoria da eficiência dos processos de trabalho e melhorar a experiência dos seus clientes. Para isso, foi explicado de forma detalhada, como é que os novos serviços vão adicionar valor ao que denominaram “percurso do cliente”, desde o primeiro momento em que este procura uma oficina, até ao momento em que se fideliza à marca.
A apresentação dos novos serviços e a explicação da aplicação prática dos mesmos esteve a cargo de Eva Moreno, Channel Marketing Bosch Car Service Espanha, Raquel Marinho, Channel Marketing Bosch Car Service Portugal, e de Eduardo Rodríguez, Chefe de Produto de Serviços para a Oficina, tendo sido estes os principais destaques:
No que respeita a serviços de suporte à reparação foram apresentados:
As apresentações a cargo do Presidente do Grupo Bosch de Espanha e de Portugal, Javier González Pareja e de Ricardo Olalla, Director da Divisão de Soluções de Mobilidade da Bosch permitiram apresentar e demonstrar que a Bosch é protagonista neste processo de transformação digital não só no setor automóvel mas também na sociedade, através do constante desenvolvimento tecnológico de soluções que melhoram a qualidade de vida das pessoas, posicionando-se como uma empresa de referência e um parceiro de negócio forte e estratégico.
Marian Luño reforçou ainda a posição de liderança da Bosch no desenvolvimento do automóvel autónomo, “a Bosch lidera o ranking em patentes de automóveis autónomos, com 958 registadas nos últimos 7 anos”. Com respeito às projeções a médio prazo, destacou o crescimento do parque automóvel até 2021, o que se traduz num crescimento do número de solicitações às oficinas, motivando a rede a reforçar o seu posicionamento enquanto prestador de serviços, colocando o cliente no centro.
Através de exemplos do que sucede noutros sectores, Jaime Garcia Cantero, Director do El País Retina, e Diego de Vicente, Director Geral da Moddo, compartilharam as suas experiências e opiniões sobre as chaves para enfrentar o processo de adaptação digital, onde a cultura de empresa, o espírito de colaboração, a partilha de dados e informações, bem como a atitude face à mudança são fatores decisivos para garantir o sucesso desta transição.
Com 12.000 oficinas em mais de 150 países, a rede internacional Bosch Car Service é uma das maiores redes de oficinas independentes do mundo, capaz de assegurar elevados standards de qualidade e de níveis de serviço, segurança e fiabilidade aos automobilistas, no que a uma adequada manutenção dos seus automóveis diz respeito. Em Espanha conta com mais de 600 oficinas e em Portugal com mais de 140.
PR