O evento contou com a presença do CEO da empresa, Alexander Vlaskamp, e do presidente do Partido Popular Europeu, Manfred Weber, eurodeputado.
A principal novidade? O eTruck será montado nas mesmas linhas de produção atualmente dedicadas aos modelos a combustão. Segundo os responsáveis da marca, esta integração representa uma escolha estratégica, na medida em que permite tirar o máximo proveito da infraestrutura existente e adaptar a produção às dinâmicas do mercado com flexibilidade.
Inicialmente, a capacidade instalada prevê a montagem de até 30 eTrucks por dia, número que deverá aumentar para 100 unidades diárias nos próximos meses com a implementação de turnos adicionais. A empresa destaca que todos os veículos atualmente produzidos já contam com pedidos firmes de clientes.
Tecnologia e sinergia dentro do Grupo TRATON
A cadeia de fornecimento do eTruck também evidencia a colaboração dentro do grupo TRATON, que inclui a MAN e a sueca Scania. As baterias de alta voltagem são montadas em Nuremberga, enquanto o coração elétrico — a unidade de propulsão — é enviado da fábrica da Scania em Södertälje, na Suécia.
“Estamos a dar um passo gigante em direção à neutralidade carbónica até 2050”, afirmou Alexander Vlaskamp durante a cerimónia de lançamento. “Produzir camiões elétricos na mesma linha dos a diesel proporciona-nos flexibilidade e eficiência incomparáveis. Foram investidos quase 400 milhões de euros em investigação e desenvolvimento para lançar no mercado uma gama completa de veículos com propulsão elétrica.”
A nova gama de eTrucks cobre veículos de 12 a 50 toneladas e foi concebida para aplicações que vão desde a recolha de resíduos urbanos até ao transporte de longa distância.
Uma nova infraestrutura para um novo paradigma
Apesar do entusiasmo com a entrada do eTruck na produção em larga escala, os desafios não se esgotam na esfera técnica. Um dos principais pontos levantados por Vlaskamp e Weber foi a necessidade urgente de uma infraestrutura de carregamento robusta e abrangente para veículos pesados na Europa. A construção de uma rede eficiente será fundamental para garantir o sucesso e a adoção em larga escala da mobilidade elétrica neste setor.
“O sucesso da indústria europeia está diretamente ligado à inovação tecnológica e à sustentabilidade. A MAN está a mostrar como unir esses dois pilares com o eTruck”, comentou Weber, que participou no evento simbolicamente dando início à nova linha de montagem.
Uma fábrica, dois mundos
A complexidade da transição reflete-se a vários níveis. Enquanto os modelos com motor a combustão recebem eixos, tanques e sistemas de escape, os elétricos são equipados com dois módulos de bateria sob a cabina, bem como um pacote completo de componentes eletrónicos. Tudo isto sem interromper o fluxo de produção, um feito possível graças ao intenso processo de qualificação interna.
Mais de 5 mil funcionários receberam formação para lidar com as exigências da alta voltagem, muitos deles durante a fase de pré-produção, que resultou na entrega de cerca de 200 eTrucks a clientes selecionados na Europa.
“O conceito de linha única traz uma revolução silenciosa à indústria. Podemos ajustar rapidamente a produção de acordo com a procura e garantir que cada camião — elétrico ou a diesel — seja fabricado por encomenda com máxima eficiência”, concluiu Michael Kobriger, responsável pela produção e logística da MAN.
O futuro já começou
A aposta da MAN na eletrificação pesada vai muito além de um lançamento comercial: representa uma mudança estratégica para toda a indústria de transporte europeia. O eTruck entra em produção em série, marcando o início de um novo capítulo, no qual a tecnologia, a sustentabilidade e o pragmatismo industrial partilham o mesmo espaço na linha de montagem.
Com o primeiro camião oficialmente entregue e uma fila crescente de pedidos, a MAN afirma-se como uma das principais protagonistas na corrida pela descarbonização do transporte de mercadorias na Europa. E para quem esteve presente em Munique no dia 16 de junho, o futuro elétrico dos camiões já não é uma promessa, mas uma realidade em movimento.