MAN expande o portfólio de eTrucks

14 maio 2024
8min.

Novos MAN eTGX e eTGS configuráveis de forma flexível com uma variedade de distâncias entre eixos, cabines, saídas de motor, combinações de baterias e equipamentos específicos do setor

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A MAN Truck & Bus está a expandir significativamente o portfólio de eTruck. O número de variantes configuráveis aumentou para mais de um milhão das três combinações de clientes definidas anteriormente. As novas versões de chassis do eTGX e eTGS podem ser altamente personalizadas com uma variedade de distâncias entre eixos, versões de cabina, classes de desempenho do motor, combinações de baterias, posições de ligação de carregamento e inúmeras outras características típicas da indústria.

A MAN apresentou a nova gama de chassis 4x2 e 6x2 pela primeira vez, em 13 de maio, no início da IFAT 2024, a feira líder mundial em gestão de água, esgoto, resíduos e matérias-primas, em Munique. Os novos chassis totalmente elétricos são a base de veículo ideal para a ampla variedade de requisitos de aplicação nos setores municipal e de serviços públicos. Graças a um período de desempenho previsto previsto de até 1,6 milhão de quilómetros ou até 15 anos, dependendo do tipo de aplicação, as baterias também são extremamente duráveis e extremamente adequadas para uso em municípios.

"A experiência da indústria sempre esteve no ADN da MAN. No desenvolvimento dos nossos novos eTrucks também incorporámos a experiência dos fabricantes de carroçarias numa fase inicial e de forma direcionada. Isso permite-nos oferecer a cada cliente a combinação ideal de veículo elétrico e carroçaria para os seus requisitos de aplicação. O novo MAN eTruck cumpre todos os pré-requisitos para a eletrificação sustentável do setor municipal e de serviços públicos", disse Friedrich Baumann, membro do Conselho Executivo de Vendas e Soluções para Clientes da MAN Truck & Bus, na conferência de imprensa da MAN na IFAT.

Com as suas três, quatro, cinco ou seis baterias modularmente combináveis e variavelmente posicionáveis, os chassis MAN eTGX e MAN eTGS de 18 a 28 toneladas com os seus 333, 449 ou 544 cv elétricos opcionais oferecem exatamente o que a extensa gama de soluções de carroçaria necessita: espaço livre flexível para componentes da carroçaria no quadro do veículo, uma ampla gama de acionamentos mecânicos e elétricos para funções da carroçaria em várias classes de desempenho. Até nove distâncias entre eixos diferentes, seis variantes de cabina, eixos traseiros direcionais e não direcionais, suspensão pneumática e pneumática completa, programas de condução especialmente adaptados à respectiva aplicação e inúmeras outras características típicas da indústria.

Veículos de recolha de resíduos como carregadeiras traseiras ou laterais, carregadeiras roll-off e skip, por exemplo, para a construção, de entulho, camiões plataforma, basculantes de três vias e basculantes de gruas para transporte de materiais de construção, bem como veículos de limpeza de neve ou plataformas de trabalho aéreo, podem ser facilmente realizados no novo chassis MAN eTruck, juntamente com muitas outras soluções de carroçaria. E com grandes autonomias, porque mesmo para a distância entre eixos mais curta, de 3,75 metros, estão disponíveis cinco baterias com uma capacidade utilizável de até 400 kWh. Isso corresponde a uma autonomia de até 500 quilómetros sem carregamento intermediário. Quilometragens diárias típicas em aplicações municipais e de descarte de resíduos também são, portanto, possíveis com um número menor de baterias. Em troca, a carga útil disponível aumenta em até 2.400 quilos.

Consultoria de eMobilidade

Em linha com a nova gama eTruck, a MAN apresenta a sua eMobility Consulting de 360 graus na feira IFAT. O aconselhamento sobre a mudança para a eletromobilidade inclui análises específicas do cliente sobre a implantação de veículos e os requisitos de infraestrutura de carregamento. As próprias estações de carregamento também fazem parte da oferta através de cooperações com fornecedores de infraestruturas de carregamento. Tal como acontece com os camiões de propulsão convencional, existem também contratos de serviços e soluções de financiamento especialmente adaptadas à eletromobilidade e às necessidades do setor de tecnologia ambiental, bem como inúmeros serviços digitais para a utilização dos novos leões elétricos.

Além de um novo MAN eTGS com carroçaria basculante roll-off, a MAN também irá apresentar a sua experiência em veículos para uma vasta gama de organismos de tecnologia ambiental na IFAT com exposições com motor convencional. Um coletor de resíduos compacto e manobrável para centros urbanos e zonas pedonais baseado na carrinha MAN TGE e um MAN TGM com equipamento de serviço de inverno representam as classes de tonelagem de 3,5 a 18 toneladas. A MAN Individual apresentou a sua vasta gama de adaptações específicas da indústria ao chassis e à cabina, em particular para os novos MAN eTrucks, na IFAT. Como estreia na área de sistemas de segurança e assistência, a MAN introduziu a compatibilidade da função de assistência de frenagem de emergência e da placa de montagem de arado de neve na feira. Isso é possível graças a um sensor de radar recém-posicionado que não é coberto pela placa montada na frente do veículo.

Pela primeira vez numa feira, a MAN também apresentou novas funções de assistência, segurança e conforto na IFAT, que estão disponíveis para veículos elétricos e convencionais da série de camiões desde 2024. Estes incluem a deteção de peões e ciclistas, que é particularmente importante no tráfego urbano e ajuda a desanuviar situações críticas, especialmente para os utentes mais vulneráveis da estrada. A função "Front Detection" também está incorporada na estratégia de alerta e travagem da terceira geração do Emergency Brake Assist (EBA) da MAN. Outras inovações incluem reconhecimento de sinais de trânsito, exibição da pressão dos pneus, auxílio de acoplamento eletrónico e um novo sistema de câmara de marcha-atrás para apoiar e aliviar os motoristas em seu trabalho variado e exigente. Além disso, a nova caixa automática do conversor de binário MAN PowerMatic permite agora que o MAN TGL e o TGM mudem de velocidade de forma ainda mais eficiente e com menos desgaste, o que significa um aumento significativo do conforto, especialmente em aplicações municipais e utilitárias com muitas manobras de arranque e paragem.

PR


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