Volvo inicia produção em série de camiões elétricos em Ghent

16 setembro 2023
3min.

As baterias vêm da recém-inaugurada fábrica de montagem de baterias em Ghent, localizada bem ao lado da linha de produção

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A Volvo Trucks acaba de anunciar o início da produição em série de camiões elétricos pesados a bateria na fábrica de Ghent, na Bélgica, aumentando para quatro o número de unidades fabris dedicadas à construção de pesados EV, sendo três na Europa e uma nos EUA.

"A fábrica de Ghent é a maior da nossa rede, por isso este é um marco muito importante. Agora, muitas mais empresas de transporte podem tornar-se elétricas", disse Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Três modelos elétricos diferentes serão construídos em Ghent – o Volvo FH, o Volvo FM e o Volvo FMX Electric. Estes camiões podem operar com um peso total de 44 toneladas e podem ser adaptados a uma vasta gama de necessidades de transporte.

A fábrica de Ghent é o maior local de produção da Volvo Trucks, com uma capacidade anual de cerca de 45.000 camiões. Os camiões elétricos são montados nas mesmas plataforma e linha dos que são movidos a diesel e gás, configuração de produção que confere à fábrica uma alta flexibilidade quando se trata de lidar com diferentes variantes e encomendas. As baterias vêm da recém-inaugurada fábrica de montagem de baterias em Ghent, localizada bem ao lado da linha de produção.

 6.000 encomendas

A fábrica de Ghent é a quarta da Volvo Trucks a produzir camiões elétricos a bateria. A primeira foi Blainville, na França, onde a Volvo começou a construir camiões elétricos para transporte de resíduos urbanos, em 2019. Um ano depois, a unidade em New River Valley, nos Estados Unidos, iniciou a produção em série do VNR Electric, projetado para transporte regional. No ano passado foi a vez da entrada em produção da gama mais pesada, na fábrica de Tuve, na Suécia.
Até agora, a Volvo Trucks recebeu encomendas, incluindo cartas de intenção de compra, de cerca de 6.000 camiões elétricos, pedidos esses de 42 países de todos os continentes.

"Há poucos anos, muitos achavam que era impossível eletrificar o transporte pesado de camiões. Mas decidimos desde cedo que a eletrificação é o nosso principal caminho para alcançar o objetivo das emissões zero. Agora podemos oferecer uma gama líder do setor de elétricos construídos especificamente para esse fim, em operação comercial em todo o mundo", disse Roger Alm.
"No entanto, para que a grande mudança elétrica aconteça, os governos precisam agir agora e oferecer programas de incentivo para quem investe na nova tecnologia, aumentar a capacidade na rede elétrica e também introduzir impostos sobre o CO2, de forma a tornar o transporte sustentável mais competitivo".

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