DAF cria fábrica de montagem para camiões elétricos

23 janeiro 2023
4min.

A DAF está a expandir as instalações de produção com uma nova linha de montagem de camiões elétricos em Eindhoven, onde a produção das novas gerações DAF XD e XF Electric irá começar esta primavera.

---

Estes veículos totalmente elétricos proporcionam uma autonomia de até 500 quilómetros ''sem emissões'', o que representa um passo importante da DAF em busca de um transporte rodoviário ainda menos poluente. A nova linha de montagem de camiões elétricos situa-se nas instalações da DAF Trucks em Eindhoven. A construção desta fábrica para camiões elétricos foi concluída em dezoito meses.

Os primeiros camiões DAF XD e XF Electric irão sair da linha de montagem já esta primavera. A DAF espera que a produção suba para vários milhares de veículos por ano nos próximos anos, de acordo com a crescente procura por camiões totalmente elétricos.

Tratores e rígidos 4x2 e 6x2

A base de cada camião DAF elétrico da nova geração é o chamado planador, um chassis sem sistema de transmissão, mas com cabina. O planador é fabricado na principal linha de produção de camiões da DAF. Os tratores e rígidos 4x2 e 6x2 são então concluídos para camiões XD e XF Electric num processo de oito passos na linha de produção da montagem de camiões elétricos.

Duas linhas de montagem

A nova fábrica inclui atualmente duas linhas de montagem. As baterias são montadas na linha de submontagem, enquanto todos os componentes de alta tensão, incluindo as baterias e o sistema de transmissão, são montados no chassis na linha de montagem principal. De seguida, são efetuadas verificações minuciosas nas estações finais para garantir que o camião está em perfeitas condições de funcionamento.

LOW_DAF-starts-assembly-

Personalização

À semelhança de todos os veículos DAF, os XD e XF Electric são personalizados para se adequarem na perfeição às necessidades de cada cliente. É por isso que os sistemas de transmissão elétricos PACCAR são modulares. Para além da disponibilidade de dois motores PACCAR EX (com seis classificações de desempenho diferentes), as baterias também podem ser montadas em diferentes posições no chassis, dependendo dos requisitos do cliente. Isto garante máxima flexibilidade para os construtores de carroçarias.

DAF XD e XF Electric

Os DAF XD e XF Electric foram lançados na feira IAA em Hanover em setembro de 2022. Os sistemas de transmissão PACCAR totalmente elétricos fornecem potências entre 170 e 350 kW (210 a 480 CV). A DAF também proporciona uma seleção de baterias através de uma abordagem modular. A mais reduzida contém dois "módulos" que, em conjunto, possuem uma capacidade de 210 kWh e proporcionam uma autonomia de até 200 quilómetros. A maior possui 5 "modulos" com uma capacidade de 525 kWh e pode alcançar uma autonomia superior a 500 quilómetros. Os camiões elétricos estão totalmente preparados para um carregamento rápido e até as baterias de maior dimensão podem ser carregadas de 0% a 80% em pouco mais de 45 minutos.

Camião internacional do ano

O novo DAF XD representa uma nova referência no segmento da distribuição graças às suas caraterísticas de segurança e eficiência inigualáveis e ao seu excelente conforto para o condutor. Não é surpreendente que a série XD da DAF tenha sido galardoada com o prémio "Camião Internacional do Ano 2023", seguindo as pisadas dos DAF XF, XG e XG⁺, que foram eleitos "Camião Internacional do Ano 2022". O ADN exclusivo dos XD, XF, XG e XG⁺ é também uma caraterística padrão dos XD Electric e XF Electric.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.