Clientes MEDWAY evitam a emissão de mais de 87 mil toneladas de CO2

30 junho 2022
3min.

A MEDWAY atribuiu 35 Certificados de Transporte Sustentável aos seus clientes, que indicam a quantidade de emissões de CO2 evitadas em 2021 ao recorrerem ao transporte ferroviário para efectuar o transporte das suas mercadorias.

---

No total, foi evitada a emissão de 87.361 toneladas de CO2 eq para a atmosfera.

“A sustentabilidade é palavra de ordem na MEDWAY e a nossa estratégia visa tornar o sector logístico e do transporte de mercadorias cada vez mais verde. Isto só é possível graças aos clientes que confiam em nós diariamente, mesmo em períodos desafiantes como os que temos vivido, e graças aos investimentos que temos feito no sentido de tornar mais eficiente o material circulante”, salienta Carlos Vasconcelos, Presidente da MEDWAY.

Criados em 2020, estes certificados entregues pela MEDWAY aos seus clientes demonstram a redução de emissão de gases com efeito estufa para atmosfera do transporte das suas mercadorias num contexto de ciclo de vida dos seus produtos e serviços, contribuindo para a redução da sua pegada ecológica e para a sustentabilidade do planeta.

“Hoje, toda a cadeia de abastecimento quer ver os seus negócios associados a uma menor pegada ambiental, pois todos têm metas de sustentabilidade desafiantes. Estes certificados são, por isso, muito importantes, pois permitem que os clientes tenham informação sobre a quantidade de emissões de CO2 eq que evitam, por recorrerem ao transporte por modo ferroviário, que é comprovadamente o meio de transporte mais amigo do ambiente”, acrescenta Isabel Marques, Quality & Environment Manager na MEDWAY.

Atualmente, através do novo Simulador Ambiental que a MEDWAY disponibiliza online, também é possível medir – em função da origem/destino e da carga – quanto se pode evitar em termos emissões de CO2 eq, ao optar-se pela ferrovia para transportar as mercadorias, em detrimento do transporte rodoviário.

O transporte ferroviário da MEDWAY permite uma redução de cerca de 70% de emissões de CO2 eq, face ao mesmo transporte por modo rodoviário – redução essa que pode chegar aos 75%, se o transporte for efectuado com recurso exclusivo a locomotivas eléctricas. O comboio é, por isso, o meio de transporte de mercadorias mais sustentável e também o que acarreta menos custos e permite reduzir o tráfego das estradas.

Nesse sentido, a MEDWAY investiu recentemente €93 milhões para a aquisição de 16 locomotivas eléctricas interoperáveis e 113 novos vagões, que permitirão renovar a sua frota e torná-la ainda mais eficiente e sustentável.

“A adoção de medidas para reduzir a pegada ambiental do sector logístico é urgente e a ferrovia é uma das melhores opções, pelo que acreditamos que, com estes investimentos, representamos um forte contributo para a sustentabilidade da indústria”, conclui Carlos Vasconcelos.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.