Ministro das infraestruturas quer investimento na ferrovia 

30 março 2021
1min.

Esta segunda-feira, durante a abertura do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, Pedro Nuno Santos defendeu um investimento público massivo no sector.

---

"Para mudarmos grande parte do transporte por avião ou pela estrada, precisamos de um investimento público massivo em infraestrutura ferroviária, material circulante e em serviços", referiu Pedro Nuno Santos durante o discurso transmitido de Lisboa. Isto para cumprir o objectivo da União Europeia de de triplicar o número de passageiros em comboio de alta velocidade e duplicar o tráfego ferroviário de mercadorias.

Segundo o ministro, "apenas o setor público poderá "comprometer-se com os elevados montantes de investimento necessários" e o comboio permitirá "poupar tempo e custos, aumentar a segurança e preservar o ambiente".

Pedro Nuno Santos comparou a Europa com os Estados Unidos e explicou que a quota do mercado ferroviário nos Estados Unidos é superior a 35% - mais do dobro da europeia. Apesar de apenas 1% da rede ferroviária norte-americana ser electrificada, as emissões de dióxido de carbono são inferiores às da Europa.

O ministro também assinala que as múltiplas iniciativas para promover o regresso dos comboios internacionais de passageiros mostram que este mercado, liberalizado desde 2010, "não respondeu como esperado. O mercado, por si só, não é capaz de proporcionar os serviços importantes ou essenciais para a sociedade".

Foto: Paulo Cunha/Lusa


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.