Rede do Metro de Lisboa passa testes microbiológicos

26 novembro 2020
2min.

No âmbito das medidas adoptadas no combate ao surto de SARS-COV-2 (Covid-19) o Metropolitano de Lisboa viu reconhecida a eficácia da higienização e da limpeza das suas estações e do material circulante numa auditoria independente que verificou os procedimentos de contingência adotados pela empresa.

---

Os resultados da campanha do último mês de Outubro demonstram que, em 100% dos testes, os resultados foram inferiores ao valor limite de 1,9 pg ATP*/cm2, indicando que as superfícies foram efectivamente limpas e desinfectadas.

Em Agosto, os resultados tinham sido de 95,7% nas estações e de 96,7% no material circulante, pelo que foram implementadas medidas de reforço da limpeza que se vieram traduzir no valor referido de 100% a partir de Setembro.

Com esta auditoria, realizada pela SGS, foi possível a validação de que o Metropolitano de Lisboa cumpre com os requisitos de higiene e segurança e, consequentemente, a obtenção do selo “Viaje com confiança” obtido no mês de Julho do corrente ano, através da adopção de um conjunto de acções que visam a verificação das boas práticas nos procedimentos adoptados.

Nesse âmbito, e para além da verificação de procedimentos, nomeadamente da adequação dos procedimentos do Metropolitano de Lisboa com as directrizes da DGS (Direcção Geral de Saúde), ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) e outras autoridades competentes, são realizados testes microbiológicos (ATP) aos pontos de contacto mais frequentes dos clientes da empresa, como sejam os varões ou pegas dos comboios, máquinas de venda de títulos, corrimões das escadas ou botões dos elevadores.

Esta verificação, que vai decorrer até ao final do ano, permite ao Metropolitano de Lisboa uma melhor monitorização e gestão dos seus meios e recursos, com vista à obtenção de resultados de higienização positivos e validados, que garantam aos clientes uma utilização segura e de confiança.

O Metropolitano de Lisboa, com o conjunto de medidas internas e externas já implementadas, continua a dar cumprimento às instruções emanadas pela sua Tutela e pela Direção Geral de Saúde, em alinhamento com as melhores práticas implementadas noutras empresas congéneres e instituições nacionais e internacionais.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.