Linha do Norte mais segura com novas condições de operação

26 novembro 2020
5min.

A Infraestruturas de Portugal informa que foram concluídos os trabalhos de instalação e já se encontra em serviço, o novo sistema de sinalização electrónica no troço Esmoriz – Vila Nova de Gaia da Linha do Norte.

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Esta intervenção compreendeu igualmente a instalação de um novo sistema de Controlo-Comando e Sinalização (sistema que comunica a informação dos sinais para o painel de bordo do comboio), de novos sistemas de telecomunicações e a integração do comando e controlo da nova sinalização no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto. Esta integração permite ao CCO do Porto, instalado em Contumil, que possa operar directamente os equipamentos de sinalização das Estações (motores de aparelhos de mudança de via, sinais, sistemas de detecção de comboio, passagens de nível, etc…) garantindo evidentes benefícios ao nível da gestão da operação da circulação ferroviária na Linha do Norte.

Antes da presente intervenção de modernização, o troço Esmoriz-Vila Nova de Gaia, da Linha do Norte, era dotado de uma sinalização eléctrica dos anos 60, que estava dotada apenas de sinais no sentido normal da circulação nas duas vias existentes (ascendente e descendente). Em consequência, a circulação no sentido contrário nas duas vias (designado por contravia) efectuava-se em regime de cantonamento telefónico, em que a expedição dos comboios era realizada através de telefonemas registados entre os agentes das estações colaterais.

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Também o comando e controlo era realizado localmente em cada Estação, o que obrigava à colocação de pessoal operacional nas mesmas. A maioria das Passagens de Nível (PN) eram dotadas de anúncios automáticos apenas no sentido normal, com o fecho manual das barreiras por guarda de PN e não dotadas de anúncios de contravia.

Assim, com a colocação ao serviço do novo sistema de sinalização são asseguradas importantes melhorias ao nível da eficiência e segurança na circulação dos comboios em ambas as vias e sentidos, e benefícios ao nível da qualidade da infraestrutura ferroviária e dos serviços prestados aos seus clientes (operadores ferroviários), nomeadamente através da melhoria das condições de segurança, em particular na circulação de comboio em contravia e nas Passagens de Nível. Também o aumento da capacidade da infraestrutura, permitindo fazer circular mais comboios em ambas as vias e sentidos passou a ser uma realidade.

Da melhoria da qualidade e segurança dos serviços prestados aos operadores ferroviários, que resulta directamente da flexibilidade e qualidade da informação de gestão disponibilizadas pelo comando centralizado da sinalização no Centro de Comando Operacional do Porto, permite a redução dos custos operacionais, a modernização dos sistemas de sinalização e controlo-comando da Rede Ferroviária Nacional e, sobretudo mais segurança e reforço da capacidade da Rede Ferroviária Nacional.

No âmbito do programa Ferrovia2020, de modernização e expansão da Rede Ferroviária Nacional (RFN), será realizado pela IP um conjunto de investimentos na instalação de novos sistemas de sinalização e telecomunicações tendo como objectivo principal o reforço das condições de operação e segurança do sistema ferroviário nacional.

A intervenção no troço Esmoriz-V.N. Gaia foi desenvolvida no âmbito de um empreendimento mais alargado, que prevê a instalação de novos sistemas de sinalização e telecomunicações nos troços de Nine-Valença da Linha do Minho (91 km via única); Ovar-Gaia da Linha do Norte (32 km via dupla); Vale de Santarém-Entroncamento da Linha do Norte (46 km via dupla); Louriçal-Figueira da Foz, da Linha do Oeste, Ramal do Louriçal e Ramal de Alfarelos (43 km via única) e Estação do Entroncamento e Estação Técnica de Mato Miranda.

Este investimento, com enfoque no reforço da segurança do sistema ferroviário nacional, é complementar e está devidamente articulado com as diversas empreitadas de modernização da RFN já em curso, ou com início de obra previsto a muito curto prazo, que a IP está a desenvolver no âmbito do programa Ferrovia2020.

 


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