INDRA na Estónia com contrato de 18,4 milhões de euros

23 julho 2020
6min.

A Eesti Raudtee, a empresa pública que administra a rede ferroviária da Estónia, adjudicou à Indra um contrato de 18,4 milhões de euros para o desenho, desenvolvimento, implementação e execução do sistema que irá gerir e controlar o tráfego de comboios da rede ferroviária do país.

---

O contrato, adjudicado na sequência de um concurso público internacional em que a Indra obteve melhor qualificação técnica e económica, inclui a manutenção do sistema até dois anos após a entrada em funcionamento da última linha, prevista para 2025, e abre a porta a uma colaboração e manutenção a longo prazo. Desta forma, a Indra torna-se parceira da Eesti Raudtee na sua modernização para melhorar a qualidade, gestão do tráfego e a segurança da infraestrutura rodoviária.

“Colocámos em marcha um plano de investimento muito ambicioso até 2030 que levará a nossa infraestrutura ferroviária a um novo nível de qualidade e segurança, pelo que estamos muito satisfeitos por arrancar com os projetos de modernização. Para a Eesti Raudtee, as etapas de implementação do novo software de automatização de gestão de tráfego estão estritamente relacionadas com o cronograma do projeto CCS (Control Command and Signaling System). O objetivo é automatizar e digitalizar os processos relacionados com a gestão do tráfego: o desenvolvimento de horários de tráfego, a gestão do mesmo por parte dos operadores e a recolha de estatísticas de tráfego para análise”, explica Erik Ladivee, CEO da Eesti Raudtee.

Com este contrato, a Indra reforça a liderança no sector ferroviário mundial e consolida o seu sistema de gestão ferroviária como o mais avançado atualmente em funcionamento, que, além disso, também foi recentemente escolhido para gerir a rede ferroviária da Irlanda.

“O sistema da Indra já se encontra há anos operacional na Lituânia, pelo que o novo contrato na Estónia o torna num pilar essencial  no transporte ferroviário da região, onde se irá desenvolver a futura Rali Baltica, o maior projeto de infraestruturas ferroviárias na Europa, em cujo projeto a Indra também participa através da Prointec, a sua filial de engenharia”, assinala Helder Alves, director do mercado de Transportes e Defesa da Indra em Portugal.

Para os caminhos de ferro da Estónia, a Indra vai implementar uma solução completa de controlo e gestão de tráfego, que incluirá sistemas de planificação, regulação e controlo de tráfego centralizado (CTC) e tem como base a solução Rail TMS (Traffic Management System) da linha de soluções Mova Traffic da Indra. Trata-se de um sistema de gestão integrado e aberto, que proporciona um elevado grau de automatização e incorpora as vantagens da digitalização. A grande modularidade e flexibilidade da solução permitirá um arranque faseado, em paralelo com a renovação da sinalização que afetará as várias linhas do país, permitindo economizar nos prazos e custos para o cliente.

A solução da Indra oferece uma visão única aos operadores e permite automatizar a operação, otimizar o uso da capacidade da rede, reduzir os custos de operação e melhorar a segurança. Aumenta igualmente a pontualidade, a melhora a informação ao viajante e o controlo de incidências, facilitando uma gestão rápida e eficaz das mesmas, o que se traduz num serviço melhor para os passageiros e que leva a um maior uso do comboio e a uma mobilidade mais sustentável. Também facilita o planeamento dos trabalhos de manutenção.

INDRA - Eesti Raudtee 2

Sobre a Estonian Railways Ltd

A Estonian Railways Ltd é uma empresa pública que opera desde 1870, sendo responsável pelas atividades relacionadas com a administração ferroviária no país. A Estonian Railways Ltd garante o bom funcionamento, a gestão e a manutenção da infraestrutura ferroviária e a gestão eficiente do tráfego. Como proprietária da infraestrutura ferroviária, a Estonian Railways Ltd tem um papel central no funcionamento do setor de trânsito e responsabilidade em manter uma posição competitiva no transporte de passageiros e de mercadorias.

Sobre a Indra em Portugal

Em Portugal desde 1997, a Indra, com escritórios em Lisboa e no Porto, conta com uma sólida equipa de profissionais com elevada especialização para o desenvolvimento e implementação das suas soluções e serviços. A empresa integra alguns dos projetos mais inovadores que são chave para o desenvolvimento económico e tecnológico no país nos sectores de Transporte & Defesa, e nas Tecnologias de Informação (TI) através da sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra (https://www.indracompany.com/) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e o parceiro tecnológico para as operações chave dos negócios dos seus clientes em todo o mundo. É líder mundial no fornecimento de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa, e uma empresa líder em consultoria de transformação digital e Tecnologias da Informação em Espanha e na América Latina através da sua filial Minsait. O seu modelo de negócio está assente numa oferta integral de produtos próprios, com um enfoque end-to-end, de alto valor e com uma elevada componente de inovação. No final do exercício de 2019 registou um volume de vendas de 3.204 milhões de euros, 49.000 colaboradores, presença local em 46 países e projetos em mais de 140 países.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.