AD
AD
AD
AD

Evite avarias graves

16 junho 2023
4min.

A manutenção atempada de limpa-para-brisas, bujão do cárter, válvula dos pneus, velas de ignição ou sensor de temperatura podem aliviar a fatura de uma visita à oficina pois evitará "males maiores"

---

A Euromaster, rede especialista em manutenção integral de veículos, salienta a importância da atenção e prevenção, uma vez que ao longo da vida de um automóvel existem diferentes avarias. Umas são mais dolorosas, outras mais económicas, e, às vezes, a causa está numa pequena peça cujo investimento pode ser inferior a 20 euros, mas que, sem manutenção adequada e atempada, pode causar uma avaria muito séria com custos elevados. Adiar as revisões periódicas também pode ter
consequências muito mais graves do que se pensa, além de comprometer a segurança.

O primeiro exemplo é a anilha do bujão do cárter. Com um valor que varia entre 50 ntimos e um 1 euro, deve ser substituída a cada mudança de óleo. No entanto, se esta substituição for efetuada por um particular sem formação, pode dar origem a um problema grave: pode ficar com um aperto inadequado, podendo causar uma rutura no cárter, perda parcial ou total de óleo. Não sendo corrigido, o motor poderá sofrer problemas de lubrificação, podendo num caso extremo ter de ser substituído. Não podemos esquecer também do enorme dano ambiental que é ter óleo pelas vias. Estes trabalhos devem ser sempre realizados por um profissional, com formação adequada.  

A manutenção da boa saúde do motor do automóvel é de extrema importância. Por isso, se notar um aumento invulgar da temperatura do motor, é importante dirigir-se com urgência à oficina. Em muitos casos, a avaria pode estar na bomba de água ou radiador, onde a sua solução poderá ser cerca de 7 a 8 vezes mais barata que a reparação do motor.

Nas viaturas a gasolina as velas de ignição são uma peça fulcral da manutenção preventiva. O investimento médio é de 10 a 20 euros por unidade, apesar de não causar uma avaria grave, pode em muitos casos ser sinónimo de uma chamada para o reboque, uma vez que o motor pode começar a trabalhar de forma irregular resultado por vezes em constantes solavancos. Dependendo do fabricante, recomenda-se a substituição entre os 50.000 e os 90.000 quilómetros.

Muita atenção também às válvulas dos pneus, não só para a manutenção, mas também para a segurança rodoviária. Na Euromaster, são sempre substituídas aquando de cada troca de pneus. Caso contrário, a sua deterioração pode originar perda de pressão dos pneus, originando o desgaste prematuro dos mesmos. Em casos mais graves pode mesmo originar o rebentamento de um pneu e consequentemente um acidente. O valor é cerca de 2,5 euros por unidade se as válvulas forem convencionais.

Finalmente, um elemento "esquecido" são os limpa-para-brisas. Para além de ser um ponto a verificar na inspeção automóvel, um mau estado dos limpa-para-brisas significa uma situação de risco extremo em condições de chuva, neve ou poeiras. Com um investimento a partir de 15 euros, é indispensável substituí-las sempre que as escovas estejam rachadas ou se forem visíveis os primeiros sinais de desgaste. Não há nada mais caro do que ter um acidente. PR


Tags

Recomendamos Também

AD
AD
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.