Amortecedores SACHS para veículos comerciais

07 agosto 2020
4min.

A ZF Aftermarket junta ao seu portfólio, os novos amortecedores Sachs revestidos a plástico direccionados para a maioria dos veículos comerciais. Como característica especial, os amortecedores contam com um menor peso dos componentes e uma menor corrosão.

---

Com os novos amortecedores Sachs, os veículos comerciais funcionam de forma fiável e económica. Como todas as peças de substituição Sachs, estes representam a qualidade de marca da Alemanha e são particularmente duráveis. A ZF Aftermarket está agora a aumentar ainda mais a vida útil dos amortecedores, oferecendo amortecedores Sachs para veículos comerciais com tubos de protecção em plástico para o mercado de pós-venda, para além do equipamento original.

A segurança do transporte é uma prioridade máxima para os operadores de veículos comerciais, especialmente com cargas sensíveis. Como peça de substituição relevante para a segurança, o amortecedor juntamente com a mola forma o elo de ligação entre a suspensão das rodas e o chassis. Reduz as vibrações da mola do chassis, torna-o mais lento e assegura um óptimo contacto com a estrada. Os amortecedores para veículos comerciais Sachs proporcionam um conforto de condução e aliviam eficazmente o veículo e o condutor, enquanto oferecem a máxima segurança de transporte.

A ZF Aftermarket oferece agora amortecedores para veículos comerciais com revestimento de plástico para o mercado independente de pós-venda. O desenho com tubos protectores de plástico tem as seguintes vantagens em relação ao desenho anterior com tubos protectores de metal:

  • O plástico é muito mais resistente a elementos corrosivos, tais como humidade e sal na estrada.
  • A utilização de plástico em vez de metal na cobertura também reduz o peso de cada amortecedor, o que acaba por contribuir para a importante tarefa de redução do peso do veículo.

A montagem dos amortecedores com tubos protectores de plástico é realizada da mesma forma que os amortecedores convencionais com cobertura metálica. Assim, deve ser observada a disposição correcta das peças para a montagem dos amortecedores (juntas de pinos/rolamentos de amortecedores). Além disso, as fixações dos amortecedores, direcção e peças de borracha-metal devem ser verificadas em cada inspecção. É aconselhável lubrificar ligeiramente os parafusos de fixação das juntas de anéis. As peças de borracha-metal devem, no entanto, ser protegidas contra a lubrificação. O que deve ser completamente evitado ao instalar um amortecedor com revestimento plástico é a contrapressão no próprio tubo de protecção, que não é necessária para uma instalação profissional correta.

Geralmente, os amortecedores para veículos comerciais devem ser verificados e substituídos, se necessário, após 250.000 km. Recomenda-se que os componentes adjacentes sejam também submetidos a uma inspecção profissional. Desta forma, quaisquer componentes defeituosos nas proximidades dos amortecedores podem ser detectados em tempo útil, evitando-se tempos de paragem dispendiosos.

Ampla gama de amortecedores

Se for necessário substituir o amortecedor, os especialistas da ZF Aftermarket recomendam a utilização de um amortecedor Sachs com a qualidade do equipamento original. Os produtos da ZF Aftermarket são sempre produzidos com materiais de alta qualidade e reflectem a mais recente tecnologia. A gama de amortecedores oferecida pela ZF Aftermarket sob a sua marca Sachs inclui amortecedores clássicos bem como amortecedores CDC, que ajustam a dureza do amortecimento, em tempo real, à respectiva situação de condução. Também estão disponíveis amortecedores de cabina com molas standard ou pneumáticas, bem como amortecedores CALM (Módulo de Nivelamento do Ar da Cabine) e amortecedores de eixo para reboques. Outro destaque no portfólio da ZF Aftermarket são os módulos amortecedores de molas de ar Sachs, que como unidade compacta representam uma alternativa à usual instalação de amortecedores e molas de ar lado a lado.

O nº 117 da Revista Eurotransporte já está na banca


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.