Dicas técnicas para componentes de borracha-metal

22 julho 2020
6min.

ZF Aftermarket tem dicas técnicas para si, no que deve ter em consideração na instalação e desmontagem de componentes de borracha-metal.

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  • Verificar regularmente os componentes de borracha-metal, devido às cargas dinâmicas a que são sujeitos
  • Substituir os componentes defeituosos aos pares
  • As peças originais Lemförder são a primeira escolha

Os efeitos de componentes de direção e suspensão defeituosos na direcção do veículo e, consequentemente, na segurança dos seus passageiros, são enormes. Particularmente nos designs de chassis modernos, é importante que a interacção de todos os componentes relevantes funcione a 100 por cento. Para além dos principais componentes da suspensão, pequenos elementos, tais como as peças de borracha-metal, também devem ser verificadas e substituídas regularmente.

No sistema de chassis, as peças de borracha-metal absorvem as vibrações e ruídos indesejados. Actuam como a ligação elástica entre os componentes individuais do chassis. Além disso, estas peças têm influência na criação e transmissão de ruído, comportamento da direcção e estabilidade da condução. Isto é particularmente verdade para relevos na estrada, travagens e manobras evasivas. A afinação do chassis pode ser influenciada pelo dimensionamento específico e a forma do componente de borracha-metal - melhoram o comportamento da direção e a estabilidade da condução através de suportes da suspensão, suportes do braço de controlo, suportes da barra estabilizadora ou suportes da barra do eixo. Dependendo do fabricante e do modelo do veículo, podem ser instalados no sistema de chassis até doze peças de borracha-metal diferentes.

Outras peças cruciais - para além dos rolamentos de borracha convencionais - são rolamentos com amortecimento hidráulico, nomeadamente os rolamentos da caixa do eixo, da barra do eixo e do braço de suspensão. Devido às propriedades de amortecimento do fluido para além do núcleo de borracha, os chamados apoios hidráulicos conseguem uma ótima redução de vibração em gamas de frequência mais elevada.

Embora os componentes de borracha-metal não estejam entre as peças de desgaste clássicas, as suas tarefas complexas significam que estão sujeitos a cargas dinâmicas elevadas e a influências ambientais nocivas, tais como calor ou sujidade na estrada. Estes fatores podem levar a um desgaste considerável. Os componentes de borracha-metal danificados no chassis não só prejudicam a segurança e o conforto, como também podem ter um impacto negativo nos componentes adjacentes. Se for detetado um defeito, as peças afetadas precisam de ser substituídas imediatamente - idealmente aos pares, para máxima segurança.

Instalação e desmontagem de componentes de borracha-metal

A instalação e remoção destes componentes requer ferramentas adequadas, por vezes também ferramentas especiais. Antes de desmontar, é essencial prestar atenção à posição do rolamento, de forma a identificar quaisquer posições relevantes para a instalação - uma informação importante para quando efetuar a montagem. Os especialistas da ZF Aftermarket recomendam que se marque previamente a posição de instalação. Em alguns casos, as marcas de posicionamento nas próprias peças e/ou no ponto de instalação permitem uma montagem precisa do novo componente. O óleo como auxiliar de montagem não deve ser utilizado nos componentes de borracha-metal, uma vez que corrói a borracha, danificando-a. Uma solução de sabão é uma opção mais adequada neste caso. Os parafusos de fixação da guia da barra e do apoio da suspensão só devem ser apertados com o torque necessário quando o veículo estiver de novo na sua posição original. Isto evita a distorção no rolamento, que leva ao desgaste prematuro das novas peças.

Verificar foles de borracha da direção

Os mecânicos são também aconselhados a verificar se os foles de borracha nas juntas da suspensão do chassis estão gastas, danificadas ou com fugas. Se entrarem partículas de sujidade na junta, estas podem dissolver completamente o invólucro da esfera de plástico interior e danificar a esfera e o revestimento da junta. Isto significa que a folga da junta já não satisfaz os requisitos. Isto também acontece se a corrosão com perfuração se tornar visível nos anéis de aperto de mola do fole de borracha. Durante a utilização da direção, a haste da barra requer uma atenção especial: Para além do fole de borracha, o guarda-pó precisa de ser verificado quanto a danos. A ZF Aftermarket recomenda ferramentas de pressão para a desmontagem das juntas.

De forma a garantir aos clientes um maior conforto de condução, as oficinas devem considerar a utilização de peças de substituição com a qualidade do equipamento original. Isto assegura a interação ótima dos vários componentes. Sob a marca Lemförder, a ZF Aftermarket oferece uma gama abrangente de componentes de direção e suspensão com a qualidade do equipamento original, caracterizada por uma longa vida útil e máximo conforto de condução.


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