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Eurowag está focada em combustíveis de baixa ou zero emissão

12 julho 2023
4min.

A empresa pretende continuar a investir na descarbonização do transporte de mercadorias

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A Eurowag, empresa europeia líder em soluções digitais para o transporte rodoviário, já conta com duas estações de abastecimento Gás Natural Liquefeito (GNL) na República Checa. As de Modletice e Kozomin fazem parte de uma crescente rede europeia de aproximadamente 700 postos de abastecimento, mas a empresa foca-se há muito em soluções de mobilidade limpa, em que pretende disponibilizar aos seus clientes um portefólio completo de serviços.

"A descarbonização dos transportes é um compromisso importante para nós e no qual estamos a trabalhar há vários anos. Consideramos a propulsão a GNL como um dos caminhos possíveis para o transporte rodoviário comercial. As nossas novas estações de GNL são o resultado dos esforços da Eurowag para liderar o caminho do transporte com baixas emissões e sem emissões", afirma Carlos Guerra, country manager da Eurowag em Portugal.

O GNL surge como alternativa ao diesel, nomeadamente em veículos pesados. Ao contrário do diesel, produz menos emissões e, em consequência, tem suscitado o interesse nos últimos anos. De acordo com estudos (gasum.com), o GNL abasteceu perto de 15 mil camiões com mais de 3,5 toneladas nas estradas europeias em 2022. "A descarbonização do transporte comercial de mercadorias só é possível se tivermos instalada a infraestrutura necessária. Graças ao cartão de combústivel Eurowag, os nossos clientes podem reabastecer, não apenas nas nossas instalações de GNL em Modletice e Kozomin, mas também em centenas de outros locais em toda a Europa. A rede de aceitação da Eurowag cobre mais de 50% das estações europeias de GNL existentes e estamos a trabalhar constantemente para expandi-la", reitera Carlos Guerra.

Em 2019, a empresa criou uma divisão de eletromobilidade e combustíveis alternativos, com o objetivo de oferecer aos seus clientes produtos e serviços específicos, para ajudá-los a fazer a transição para a mobilidade limpa, assegurando simultaneamente a flexibilidade e a competitividade. Juntamente com os seus parceiros, a Eurowag está a trabalhar para desenvolver as oportunidades oferecidas pelos combustíveis alternativos em todo o mercado europeu. Dessa forma, já tomou várias medidas concretas na área dos veículos movidos a bateria, como o reforço da sua posição no domínio da mobilidade eletrónica ao associar-se à empresa holandesa Last Mile Solutions. Esta fornece uma plataforma independente de carregamento de veículos eléctricos e uma gestão inteligente da energia para centenas de milhar de veículos.

"A eletromobilidade a bateria tem potencial não só no setor dos veículos de passageiros. Especialmente na Europa Ocidental já estamos a assistir a uma procura por veículos comerciais ligeiros alimentados por baterias, sendo também de esperar um interesse em aplicações urbanas e, em alguns casos, até em camiões médios e pesados. Queremos estar presentes, e é por isso que estamos a investir tanto nas nossas próprias soluções como em parcerias, como a nossa associação com a Last Mile Solutions", explica Carlos Guerra.

A Eurowag está também a apostar nas células de combustível movidas a hidrogénio, no entanto o seu uso comercial ainda é uma questão de futuro. Assim, o GNL, ou bio GNL é uma escolha estratégica para os próximos anos. Mathias Maedge, secretário-geral de Gmobility da NGVA Europe, partilha a mesma opinião: "O GNL já tem 15 anos de desenvolvimento de mercado. Podemos usar hidrogénio comercialmente em 2030. E não podemos eletrificar o mundo inteiro, especialmente o mundo da logística, que é muito complexo. Para alcançar um futuro sustentável, precisamos de opções que incluam diferentes combustíveis, incluindo o bio GNL."

PR


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