Dourogás GNV faz abastecimento inédito

30 agosto 2021
2min.

Em Setembro a Dourogás GNV vai abastecer o primeiro camião a circular com gás natural veicular 100% renovável nas estradas nacionais.

---

No próximo dia 8 de setembro, pelas 11h00, no Posto de Abastecimento de Santo António dos Cavaleiros em Loures, a Dourogás GNV, em colaboração com a HAVI Logistics, dará mais um passo em frente na descarbonização da economia, promovendo o primeiro abastecimento de veículo pesado com biometano de origem totalmente renovável.

O biometano a incorporar no posto de abastecimento da Dourogas em Loures tem origem no projecto pioneiro de demonstração de conceito que permite produzir gás natural 100% renovável a partir da digestão anaeróbia de resíduos orgânicos. O Biogasmove já permitiu abastecer uma frota de veículos da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste a partir da biodigestão e valorização energética da matéria orgânica recolhida por essas mesmas viaturas, respondendo totalmente ao desígnio da Economia Circular.

Recentemente estabelecido uma parceria com a Águas do Tejo Atlântico no sentido de iniciar um projecto de demonstração de conceito com vista à produção de biometano a partir das lamas produzidas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Com a demonstração da possibilidade de incorporação de biometano no sistema de abastecimento de gás natural veicular, a Dourogas reafirma a sua prioridade e aposta nos gases renováveis, como o hidrogénio e o biometano, nos quais estão concentrados os esforços de investigação e desenvolvimento do Grupo com vista a afirmar a sua liderança como empresa gasista e com experiência demonstrada com mais de 25 anos e no sentido de ultrapassar os desafios da transição energética que o país e o mundo precisam.

O Grupo Dourogás é o principal operador do mercado de Gás Natural Veicular (GNV), tendo assumido a dianteira da primeira fase da Transição Energética, ao passar a disponibilizar uma alternativa combustível mais limpa face aos combustíveis tradicionais e mais poluente. E posiciona-se, agora, para liderar a segunda fase do processo de descarbonização.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.