Grupo Dourogás e a Águas do Tejo Atlântico assinaram protocolo

22 julho 2021
3min.

A Fábrica de água de Frielas (ETAR) acolhe projecto inovador de produção de biogás, gerado através do processo de tratamento das águas naquela infraestrutura.

---

Este é um processo que resulta de uma parceria entre a Dourogás Renovável, empresa do Grupo Dourogás, e a Águas do Tejo Atlântico, empresa do Grupo Águas de Portugal, responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste. O protocolo de colaboração que visa criar condições para o desenvolvimento dos Projectos de Inovação Hidrogasmove e Solargasmove na Fábrica de Água de Frielas, numa perspetiva de sustentabilidade e de criação de valor ambiental e económico.

O Higrogasmove e o Solargasmove são projectos de demonstração tecnológica de conceito, com tecnologia pioneira em Portugal desenvolvida pela empresa Sysadvance, sediada na Póvoa de Varzim, e que permitirá produzir biometano – gás 100% renovável – que será, posteriormente, utilizado como combustível veicular, num processo alinhado com o conceito de economia circular, transformando resíduos em recursos energéticos, produzindo uma energia limpa.

Empresas reconhecidas pelas suas preocupações ambientais, Dourogás e Águas do Tejo Atlântico avançam para esta parceria com a ambição de descarbonizar a economia, produzindo um combustível renovável com benefícios económicos e ambientais evidentes para uma mobilidade mais sustentável, através da utilização de biocombustíveis avançados nos transportes, que permitirão reduzir a emissão de gases com efeito de estufa (GEE) e aumentar a qualidade do ar.

 

Este é um projecto de inovação que, além dos indicadores da produção de biometano, investigará também indicadores de eficiência e da redução de emissões de gases com efeito de estufa e da redução da dependência de combustíveis fosseis, com a produção deste biocombustível.

Os projectos Hidrogasmove e Solargasmove inserem-se no domínio da investigação e inovação do Grupo Dourogás que, em Mirandela, tem em curso um projecto pioneiro e único em Portugal, que passa pela produção de biometano a partir de resíduos orgânicos. O Biogasmove permite abastecer uma frota de veículos da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste a partir da biodigestão e valorização energética da matéria orgânica recolhida por essas mesmas viaturas – e que responde totalmente ao desígnio da Economia Circular.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.