Biometanol no noroeste de Itália

19 março 2021
4min.

O posto de abastecimento da Strada delle Cascinette, em Turim (Itália), abriu há um ano em resultado da colaboração entre a IVECO e a ENGIE.

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A colaboração entre a IVECO, a ENGIE e a VULCANGAS alcançou um marco importante, apenas um ano após a inauguração do posto de abastecimento da Strada delle Cascinette, em Turim, que se tornou no primeiro posto de abastecimento do Noroeste de Itália a fornecer biometanol (BioGNL e BioGNC), um combustível 100% verde e produzido em Itália.

O biometanol disponível no posto de abastecimento é produzido numa fábrica localizada na província de Lodi, onde é purificado e liquefeito. Ao fornecer este combustível renovável, o posto de abastecimento (registado na GSE, entidade nomeada pelo Governo italiano para as questões da sustentabilidade ambiental), torna-se no último elo de uma cadeia de abastecimento de energia 100% verde.

Thomas Hilse, Presidente da Marca IVECO, declarou: “Os transportes zero emissões já chegaram. Com o IVECO S-WAY NP, temos a tecnologia para o conseguir e, a partir de hoje, também temos aqui o fornecimento de biometanol. A produção e fornecimento deste combustível renovável está a crescer rapidamente, sendo que mais postos de abastecimento como este entrarão brevemente ao serviço. O processo está a acelerar e, muito em breve, em Itália, poderemos circular totalmente sem emissões graças ao GNL”.

IVECO_bio-LNG_strada Cascinette (3)

Inaugurado em Fevereiro de 2020, o posto de abastecimento tem uma superfície de 5.000 m2, localizando-se nas instalações industriais da CNH Industrial, na Strada delle Cascinette. Trata-se de uma zona estratégica a leste de Turim, no cruzamento da rede de transportes – auto-estradas e estradas circulares – e adjacente à sede da IVECO Orecchia, Concessionário IVECO que serve a Província de Turim e o Vale de Aosta.

O posto de abastecimento destina-se principalmente a veículos pesados e tem dois pontos de abastecimento de GNL (Gás Natural Liquefeito) e quatro dois pontos de abastecimento de GNC (Gás Natural Comprimido), bem como um ponto de carga para veículos eléctricos, alimentado por um sistema fotovoltaico montado no telhado do edifício.

IVECO_Bio-LNG refueling station in Turin

Em comparação com o gasóleo, GPL ou combustíveis tradicionais, o GNL reduz as partículas em suspensão (PM) em 95% e o dióxido de azoto (NO2) em 90%, também reduzindo significativamente as emissões de CO2. O biometanol é um combustível desprovido de carbono e praticamente sem impacto ambiental.

O primeiro reabastecimento com bioGNL na zona de Piemonte – agora possível graças à participação activa de toda a cadeia de abastecimento – foi transmitido em video streaming para um evento virtual que contou com a presença de Fabrizio Buffa, Diretor de Propulsões Alternativas da IVECO para o Mercado Italiano, Matthieu Bonvoisin, Director da Linha de Negócios de Aquecimento e Energia da ENGIE Itália e Andrea Bosi, Gestor de Grandes Contas da Vulcangas. O IVECO S-WAY NP aí abastecido com bioLNG foi uma unidade de demonstração fornecida pela IVECO Orecchia, e está disponível para testes com clientes utilizando o combustível 100% verde em estrada.

IVECO_bio-LNG_strada Cascinette (2)

Durante o evento, organizado em colaboração com o CIB - Consorzio Italiano Biogas (Consórcio Italiano de Biogás), os três parceiros participaram num webinar subordinado ao título “A transição energética continua: O primeiro passo é o bio-metano”, centrado no futuro deste combustível renovável – e o Bio-GNL em particular – e no desenvolvimento de novas estratégias, destinadas a melhorar a sustentabilidade do sector dos transportes.

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