Portugal e Países Baixos unidos para o hidrogénio verde

28 setembro 2020
2min.

Os dois países assinaram um memorando de entendimento para desenvolver uma cadeira de valor estratégica de exportação-importação, garantindo a produção e o transporte de hidrogénio verde.

Hidrogénio verde

O documento foi assinado na última quarta-feira reforçando a cooperação bilateral e oficializando a intenção dos dois países em ligar os seus planos de produção deste gás renovável até 2030. O anúncio foi feito em comunicado pelo Ministério do Ambiente e da Acção Climática.

“Estamos muito atentos às parcerias internacionais no hidrogénio. Somos membros da UE, mas para acelerar esta transição temos de nos associar a países “leves” e descomplicados, que estão interessados em apostar no hidrogénio. Temos uma parceria com a Holanda, que vai ser formalizada muito, muito em breve, e estamos em conversações com a Alemanha, o Japão, o Canadá, que envolvem os governos, empresas e outras entidades”, afirmou o secretário de Estado da Energia, João Galamba.

O memorando com os Países Baixos foi assinado pelo ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, e o ministro holandês dos Assuntos Económicos e da Política Climática, Eric Wiebes.

O documento prevê o “desenvolvimento de uma cadeia de valor estratégica de exportação - importação, garantindo a produção e o transporte de hidrogénio verde de Portugal para os Países Baixos e o seu hinterland, através dos portos de Sines e de Roterdão”, é explicado no comunicado, sublinhando o “reforço da cooperação bilateral no domínio da energia”.

Neste memorando ficou escrito que “Portugal e os Países Baixos reconhecem a importância crescente que os gases renováveis, em particular o hidrogénio verde, irão desempenhar na descarbonização da Europa. Ambos os países promoverão e incentivarão a cooperação institucional, para ajudar a desenvolver cadeias de abastecimento para a exportação de hidrogénio verde”. Uma “cooperação reforçada” que visa contribuir para os objectivos climáticos da UE com a “criação de um verdadeiro mercado internacional do hidrogénio, com regras de mercado que tornem a exportação de hidrogénio uma realidade”.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.