GASNAM saúda estratégia nacional para o Hidrogénio

29 maio 2020
1min.

A Associação Ibérica de Gás Natural para a Mobilidade (GASNAM), manifestou a sua satisfação e disponibilidade para apoiar o desenvolvimento e adequação da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2), apresentada pelo Governo português

---

A GASNAM considera que introdução gradual do hidrogénio enquanto pilar sustentável e integrado numa estratégia mais abrangente de transição para uma economia descarbonizada, é uma oportunidade estratégica para o País, destacando em particular o grande significado e impacto na mobilidade a gás renovável que representa a intenção anunciada de ter “até 2030 5% do hidrogénio no consumo do transporte rodoviário, entre 50 a 100 postos de abastecimento”, de acordo com a afirmação de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente da Acção Climática.

A implementação de novas formas de apoio que incentivem o investimento e a integração do hidrogénio, são aspectos muito positivos que contam com o apoio da GASNAM e dos seus Associados.

A GASNAM considera que a injecção de hidrogénio e de biometano na rede nacional em conjunto com o gás natural, associados a Certificados de Origem, constitui uma vantagem para a transição energética e para a descarbonização da economia, assim como para a rentabilização das infraestruturas existentes, tendo em conta que os gasodutos são recentes (têm cerca de 20 anos) e pelo menos 70% podem distribuir hidrogénio.

Leia o Nº115 da Revista Eurotransporte AQUI


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.