Volkswagen apresenta em estreia nacional a Multivan

04 março 2022
27min.

O ADN exclusivo do design deste modelo mítico foi aprimorado e nesta fase inicial de comercialização em Portugal chega com motorizações híbridas e a gasolina, com o gasóleo a chegar uns meses depois.

---

São poucos os veículos automóveis de hoje que têm status de culto, mas o Pão de Forma é um deles. A Volkswagen apresenta em estreia nacional este best-seller, baseado num conceito completamente novo, que teve como base a plataforma transversal modular MQB do Grupo. Em termos técnicos, o novo Pão de Forma deu um salto quântico: a partir de agora, o portefólio de motores acrescenta um híbrido plug-in. A Multivan pode, assim, tornar-se temporariamente num veículo com emissões zero. Novos sistemas de assistência, operacionalidade e info-entretenimento de última geração também estão presentes.

Também foram feitos avanços máximos na área de segurança, em termos de colisões. O ADN exclusivo do design do Pão de Forma foi aprimorado. Nesta fase inicial de comercialização em Portugal chega com motorizações híbridas e a gasolina. As versões a gasóleo chegarão uns meses depois.

A Multivan junta o melhor conceito de flexibilidade com o conforto de uma limousine e uma versatilidade no interior, sem precedentes. Tem o ADN exclusivo do Pão de Forma, ao qual permanece fiel. E é esse o principal o objetivo: a Volkswagen inicia agora em Portugal a comercialização de uma viatura para um estilo de vida associado à nova mobilidade. É o princípio de uma nova era.
A nova Multivan assume o papel de um automóvel polivalente altamente talentoso: na versão eHybrid, com um sistema de propulsão híbrido plug-in, torna-se, temporariamente, um veículo de emissões zero. Ao mesmo tempo, a sua impressionante autonomia total torna-a ideal como um familiar para viagens longas.

Com uma volumetria de até 4053 litros de espaço para bagagem, é capaz de transportar praticamente qualquer equipamento desportivo ou as malas de sete pessoas. E, graças à capacidade de reboque de até 2000 kg, a nova Multivan é capaz de rebocar um iate, por exemplo.

Este ano, a Volkswagen dá continuidade à sua longa história, com um modelo 100% novo, adaptado aos novos tempos – mais sustentável, mais confortável, mais seguro, mais inteligente, muito mais conectado e com a maior qualidade de sempre. Com este novo modelo, os peritos da Volkswagen materializaram um veículo adaptado ao seu estilo de vida, integrando todas as funcionalidades que a era digital e eletrificada exige, com o ADN inconfundível da marca.

Multivan2

Um veículo com inúmeras possibilidades de utilização
Com este veículo de sete lugares, disponível nos níveis de equipamento “Multivan”, “Life” e “Style”, e ainda na série especial Energetic, a Volkswagen transfere uma sensação especial de um automóvel conectado e digitalizado para a vida no presente e no futuro. Projetada, acima de tudo, para famílias e pessoas ativas e desportivas, esta MPV oferece inúmeros cenários de mobilidade com o seu novo sistema de assentos e espaço de bagagem. 

Um veículo pensado exclusivamente para passageiros e a sua bagagem
Ao contrário da tendência atual, em que se adaptam veículos de carga para o transporte de passageiros, a Volkswagen lança a Multivan 100% pensada para as viagens em família ou entre amigos. Este modelo, desenvolvido a partir da plataforma MQB, não terá versões adaptadas ao transporte de carga. Uma solução sem compromissos, pensada exclusivamente para a segurança e o conforto do condutor e dos seus passageiros. Asseguram-se, assim, os mais elevados padrões de isolamento sonoro, conforto e comportamento em estrada. 

Classe 1 nas portagens
A Multivan apesar do seu interior espaçoso, que permite o transporte de 7 pessoas e respetiva bagagem, tem uma vantagem relevante em custos de utilização ao pagar Classe 1 nas portagens com identificador de Via Verde.


Zero emissões na estrada: primeira Multivan com versão híbrida plug-in
A nova Multivan é lançada na versão eHybrid, que permitirá a condução em modo de emissões zero. Com transmissão DSG de dupla embraiagem, a plataforma MQB aloja a bateria de iões de lítio debaixo do piso, o que permite poupar espaço e baixar o centro de gravidade deste monovolume inovador. A potência total do sistema do motor elétrico aliado a um motor a gasolina turbo TSI é de 218 cv (160 kW).

A bateria de iões de lítio, com uma energia de 13 kWh (capacidade líquida de 10,4 kWh), está alojada debaixo do piso da nova Multivan eHybrid, alcançando uma autonomia elétrica equivalente a 50 km (norma WLTP). Na Alemanha, por exemplo, um estudo do Ministério Federal dos Transportes e Infraestruturas Digitais mostra que 95% de todas as viagens de carro diárias são inferiores a 50 quilómetros. 

A localização da bateria economiza espaço e, simultaneamente, baixa o centro de gravidade do MPV, o que traz um efeito muito positivo na condução e, ao mesmo tempo, é capaz de superar as típicas deslocações diárias com energia 100% elétrica. A nova Multivan eHybrid com sistema híbrido plug-in arranca sempre que possível em “e-mode”, livre de emissões, e só a uma velocidade superior a 140 km/h é que o motor 1.4 TSI entra em ação. A combinação do motor elétrico com um motor a gasolina facilita as viagens de longa distância. A autonomia total da Multivan eHybrid é de até 700 km (WLTP).
Com a transmissão automática de dupla embraiagem de 6 velocidades (DSG), a Multivan eHybrid consegue um consumo de combustível NEDC e de potência de 1,6 a 1,5 l/100 km e de 14,6 a 14,5 kWh/100 km.

A bateria da Multivan é carregada através de um interface posicionado à frente do lado direito. Todas as viaturas vêm equipadas com cabos para carregamento rápido ou em tomadas de 220 V. A bateria pode ser totalmente recarregada em cinco horas a partir da rede doméstica padrão (230 volts. 2,3 kW AC). Se a fonte de alimentação for, por exemplo, uma caixa de parede ou um posto de carregamento de 360 volts e um cabo de carregamento concebido para 3,6 kW, o tempo de carregamento diminui para três horas e 40 minutos. A unidade de carregamento integrada no veículo gere o processo de carregamento de forma totalmente automática. Tudo o que o condutor tem de fazer é ligar a ficha. Através do sistema de infotainment ou da aplicação We Connect num smartphone também é possível controlar quando o carregamento ocorre, por exemplo, para aproveitar tarifas de eletricidade particularmente favoráveis que dependem da hora do dia. Tanto durante o carregamento como quando estacionado com o cabo de carregamento ligado é possível aquecer ou arrefecer o interior da Multivan – uma função de conforto adicional. Se o cabo de carregamento estiver conectado, ligar o ar condicionado com antecedência aumenta o alcance elétrico, já que, após o arranque da Multivan, a bateria tem de fornecer muito menos energia para arrefecer ou aquecer o interior.

Através da sua marca MOON, a Volkswagen oferecerá soluções de carregamento para utilização em postos públicos, além de wall boxes para carregamento rápido em casa. A Multivan eHybrid torna possível um estilo de vida mais ecológico numa viatura familiar. É o modelo versátil para pessoas em movimento, famílias, desportistas e viajantes, de forma eficiente e sustentável. 

A MOON, marca do grupo Porsche Holding Salzburg representada em Portugal pela SIVA, desenvolve e comercializa soluções de mobilidade elétrica em distintas áreas de negócio. Para clientes particulares, disponibiliza wall boxes para uso doméstico, que vão de 3,6 kW (modelo Basic) a 22 kW (modelo Connect). Existe também um carregador portátil POWER2GO, que permite total flexibilidade e mobilidade de carregamento, respeitando a mesma gama de potências (3,6 kW a 22 kW CA). Também propõe carregadores rápidos, com 75 kW de capacidade.

Multivan3

Depósito de combustível específico e compressor de ar condicionado
O depósito de combustível, que nesta versão tem 45 litros, foi especificamente adaptado para a Multivan eHybrid. Uma vez que o veículo com um sistema de acionamento híbrido plug-in é por vezes conduzido por longos períodos utilizando apenas a unidade elétrica, o vapor de combustível não pode ser regularmente queimado, ao contrário de um veículo com um motor de combustão interna convencional. 

Por conseguinte, a Multivan eHybrid está equipada com um depósito de pressão para que, durante o funcionamento da alimentação elétrica, os vapores de combustível que ocorram possam ser temporariamente armazenados. Assim que a EEI volta a funcionar, estes gases temporariamente armazenados são introduzidos no processo de combustão.

Três motores de quatro cilindros
Dois motores turbo a gasolina e um bloco turbodiesel, em paralelo com o ehybrid plug-in com tração dianteira, estarão disponíveis com potências que variam entre os 136 cv (100 kW) e os 204 cv (150 kW). No decorrer deste ano, a gama será enriquecida com um motor TDI de quatro cilindros, com uma potência de 150 cv (110 kW). 

Transmissão automática
Todas as versões da nova Multivan são acopladas, de série, a uma caixa de velocidades de dupla embraiagem (DSG). A DSG de 6 velocidades do eHybrid é uma caixa da família DQ400E, desenvolvida especificamente para o sistema de acionamento híbrido plug-in, e forma uma unidade única com o motor elétrico. A caixa de velocidades que está a ser usada para as versões TSI e para o futuro TDI é uma DSG de 7 velocidades. Na Multivan, a seleção de marcha é feita “by wire”, portanto, de forma extremamente simples, através de um pequeno botão seletor DSG no painel de instrumentos.

Condução autónoma
É o primeiro Pão de Forma com “IQ.DRIVE Travel Assist”, e o número de sistemas de assistência aumentou significativamente. Dependendo da especificação, existem agora mais de 20 sistemas de ajuda à condução. As soluções de série estão sempre a bordo e incluem “Car2X” (sistema de alerta local), o sistema de monitorização da área de assistência dianteira, incluindo a travagem de emergência em cidade. 

Os novos sistemas inovadores incluem “IQ.DRIVE Travel Assist”, que facilita a condução autónoma entre 0 e 210 km/h. Já o “Adaptive Cruise Control” (ACC) com assistente de colisão frontal “Front Assist”, com travagem de emergência autónoma, é um sistema que pode ser especialmente prático em autoestradas: pode manter e controlar a velocidade do veículo, tendo em conta a distância ao veículo da frente. Por sua vez, o sistema “Lane Assist” deteta os limites da faixa de rodagem através de uma câmara multifunções e corrige a trajetória do veículo, caso as linhas sejam ultrapassadas, aumentando significativamente a facilidade de condução e segurança em viagens de média e longa distância.

Exterior carismático
O design é novo, mas "inequivocamente Pão de forma". Permaneceu único, pois a origem é única. A Volkswagen recriou o conceito de espaço em todos os sentidos. O design e a aparência de um dos ícones da indústria automóvel foram atualizados, para as necessidades dos novos anos 20. O ADN dos seus famosos antecessores também desempenha um papel fundamental na definição do design.

A mais recente proposta do Grupo Volkswagen no segmento dos monovolumes, no qual se encontra representado há muito pelo Volkswagen Sharan e pelo Touran, apresenta proporções vigorosas, uma vez que a plataforma MQB permite usufruir de uma longa distância entre eixos e uma largura extra.

Grandes distâncias entre eixos, largura e comprimento. As proporções da nova Multivan são inovadoras, sendo agora a versão base mais longa e mais larga. Tem 1941 mm de largura, excluindo os espelhos retrovisores elétricos retráteis, 4973 mm de comprimento (mais 69 mm) e 1903 mm de altura (menos 43 mm). A sua distância entre eixos é de 3124 mm (mais 124 mm). A Multivan também estará disponível mais tarde numa versão longa, com um comprimento de 5173 mm (tornando-a 131 mm mais compacto do que o seu antecessor) e uma idêntica distância entre eixos. Outro avanço significativo deu-se em termos da aerodinâmica: o coeficiente de penetração apresenta um valor Cx de 0,30, algo impensável para um MPV há bem pouco tempo. 

A carroçaria da Multivan não foi só redesenhada, mas também repensada tecnicamente. É, por exemplo, agora possível pela primeira vez num Pão de Forma, abrir a porta traseira eletricamente (em opção), operada através de um controlo pelo pé (Easy open & close). O mesmo funciona como uma solução em combinação com as portas deslizantes que abrem e fecham eletricamente, de série, na versão “Style” e níveis superiores. Para as versões “Multivan” e “Life” – ambas equipadas de série com duas portas deslizantes operadas manualmente (na “Life” incluindo ajudas de fecho para as portas deslizantes e porta traseira) – a função está disponível como uma opção. As portas de correr laterais operadas eletricamente também podem ser abertas através da função “Easy open”, com um movimento do pé. 

Do interior, também podem ser abertas e fechadas através de botões de comando no painel de instrumentos, à direita do sistema de infotainment, além de através dos respetivos manípulos.
Outra nova solução para a Multivan encontra-se nos interativos “IQ.LIGHT – faróis Matrix LED”, que também são propostos opcionalmente, como uma alternativa aos faróis LED de série. As características do “IQ, LIGHT – faróis Matrix LED” incluem Dynamic Light Assist (feixe total permanente, sem encandear os condutores que se aproximam) e Dynamic Cornering Lights (iluminação dinâmica em curva). 

Com o “IQ, LIGHT – faróis Matrix LED”, é incluída uma nova solução: uma barra lateral de LED iluminada na grelha do radiador, como um elemento adicional das luzes diurnas. A versão “Style” é normalmente equipada com esta barra iluminada da grelha do radiador. Todos os novos modelos da Multivan também possuem luzes traseiras em LED de série.

Interior da Multivan – mais versátil e mais digitalizado do que nunca
O interior também tem uma versatilidade nunca antes vista, com o sistema de bancos mais flexível de toda a história do Pão de Forma. E, no entanto, o espírito é o mesmo desde o mítico primeiro Pão de Forma, a começar pela posição elevada dos bancos dianteiros, com o conforto que se tem numa poltrona em casa. O espaço interior é versátil e detalhadamente pensado, como acontece nos Volkswagen Sharan ou Touran. Por isso, se for necessário espaço adicional, os bancos podem ser facilmente removidos, e, quando voltar a querer levar mais pessoas, poderá instalá-los novamente. 
Bancos giratórios que permitem um maior conforto e um convívio facilitado entre todos os passageiros das 2ª e 3ª filas. Um sistema de calhas contínuo garante que todos os bancos podem facilmente deslizar para a posição que for mais prática e confortável. Os novos assentos individuais na segunda e terceira filas, com práticas mesas rebatíveis, são até 25% mais leves. Dependendo da especificação e posição no habitáculo, pesam entre 23 e 29 kg.

Multivan4

Todos os bancos são individuais, podendo ajustar-se individualmente ao conforto que cada passageiro prefere. Ao mesmo tempo, os novos bancos individuais da segunda e terceira filas são extremamente leves, podendo ser deslocados com facilidade para a posição pretendida. O inovador sistema de calhas funciona de ponta a ponta, ou seja, desde a bagageira até às costas do banco do condutor. Isso torna a disposição dos assentos muito flexível. Podem remover-se com a maior das facilidades, por exemplo, os bancos de um lado da viatura para transportar bicicletas no interior. A Volkswagen reinventou o espaço.
O interior é completamente novo. O painel de instrumentos apresenta uma ergonomia bem idealizada e interligada. É equipado de série com um “Digital Cockpit” e o sistema de informação “Ready 2 Discover”, estando sempre integrado com os serviços online do ‘We Connect” e do ‘We Connect Plus”. A maioria dos controlos foi projetada como teclas e botões de toque digital. 

Pela primeira vez, oferece um sistema de seleção digital “shift-by-wire” e, portanto, economiza espaço para a alavanca da caixa de velocidades de dupla embraiagem. Através desta nova alavanca sem cabos na consola, o condutor seleciona os diferentes modos de condução. O travão de estacionamento também é operado eletricamente. As duas soluções criam ainda mais espaço entre o banco do condutor e o banco do passageiro dianteiro.

Nova mesa multifuncional extremamente flexível, uma solução inteligente
A nova Multivan vem equipada com a mesa mais flexível de todos os tempos. A Volkswagen reinventou esta solução: a partir de agora, existe este sistema multifuncional, que também pode ser usado como uma consola central – não apenas na frente, mas em qualquer fila de bancos.

Até hoje, foram testadas muitas soluções de mesa no interior de viaturas, desde o pequeno tampo rebatível nas costas do banco da frente, à mesa integrada no painel lateral, ou guardada na porta de correr. Graças a um novo sistema de calhas, a mais recente mesa do Volkswagen Multivan pode ser movida e arrumada na parte de trás. São quase infinitas as posições em que pode ficar. E isso não é tudo! Como as calhas principais se estendem até à frente, entre o banco do condutor e do pendura, a mesa também pode ser usada como uma consola central na primeira fila de bancos. Isso é algo que nenhum outro Volkswagen teve.

É assim que funciona a nova mesa multifuncional:Na sua posição base, as duas metades desdobráveis da mesa e a regulação de altura estão retraídas. Nesta posição, a mesa é uma consola central que pode ser instalada em qualquer fila de bancos. Integrados na parte superior desta consola estão três porta-copos e uma caixa de armazenamento. A mesa multifuncional pode ser elevada pressionando um botão, o que dá acesso a outros compartimentos de armazenamento, por exemplo, para brinquedos ou garrafas de bebidas com maiores dimensões. Paralelamente, as duas metades da mesa podem agora ser puxadas para fora e dobradas no lugar à esquerda e à direita. Se quiser retirar a mesa, basta soltá-la usando as duas pegas de mão na sua base. Usando apenas uma das pegas, a mesa multifuncional pode ser movida.

Se a mesa está a ser usada entre os bancos do condutor e do pendura, como uma consola central, pode ser movida facilmente para a segunda ou terceira fila de assentos- O novo Pão de Forma não se fica por ser grande, é também muito confortável. A altura interior da nova Multivan é a maior do seu segmento. Além disso, se estiver equipado com o teto panorâmico, disponibilizado pela primeira vez, o espaço é ainda maior. E a vista para o exterior não pode ser melhor! A nova Multivan oferece um espaço prático e funcional em todo o comprimento do habitáculo.

Gigante em espaço
Entre 469 e 4053 litros de capacidade de bagagem. A versão base da Multivan, carregado até a altura do teto atrás da terceira fileira de assentos, pode transportar 469 litros de bagagem; carregado até atrás da segunda fila, a volumetria sobe para 1844 (1850 litros com teto de vidro panorâmico). Se a capacidade total de carga for utilizada na altura do teto, atrás da primeira fileira de assentos, chega-se a 3672 litros. Os valores correspondentes para a versão de carroçaria mais longa são de 763, 2171 e 4005 litros (4053 litros com teto de vidro panorâmico), respetivamente.

Inundado de luz – primeira Multivan com teto de vidro panorâmico
Outra novidade é a Multivan estar disponível, de série, com um teto de vidro panorâmico de duas partes, permitindo que os utilizadores observem as estrelas ou as luzes da cidade à noite. Já de dia, o sol inunda o teto transparente, preenchendo de luz o interior; um revestimento 'LowE' (vidro refletor de baixa absorção de calor) no vidro de segurança laminado reduz a radiação térmica de entrada em 44%. Na frente, a área transparente tem 913 mm de largura e 403 mm de comprimento; acima da segunda fileira de assentos, essa visão clara tem entre 900 e 910 mm de largura e uns espantosos 1284 mm de comprimento. Com o teto de vidro panorâmico, a Multivan atinge uma grande altura interna máxima. Como opção, e dependendo do nível de equipamento, uma solução de iluminação ambiente também fornece uma atmosfera especial. Faz parte do nível de equipamento Life que é standard em Portugal.

Palete de cores: onze tonalidades de cor única e três acabamentos bicolor
A nova Multivan é lançada com um amplo espetro de cores exteriores. O total de 14 tonalidades inclui o Cinzento Puro (de série) e o opcional Branco Candy. Além destes, existem os seguintes acabamentos de pintura como opções especiais ou dependentes de especificação: Bronze Cobre metalizado, Laranja Energetico metalizado, Vermelho Fortana metalizado, cinzento Indio metalizado, Azul Medium metalizado, Prata-Mono metalizado, Prata Reflex metalizado e Azul Estrela metalizado. Como outro acabamento de pintura, a Volkswagen oferece o opcional Preto Profundo com efeito pérola para o Multivan. Típico para o Pão de Forma e, portanto, também para o novo Multivan, há também acabamentos de pintura bicolor. 

Há um total de três destas opções de pintura de dois tons disponíveis: Azul Medium metalizado / Branco Candy (azul em cima, branco em baixo), Prata-Mono metalizado / Laranja Energetico metalizado (prata em cima, laranja em baixo) e Preto Profundo com efeito pérola / Vermelho Fortana metalizado (preto em cima, vermelho em baixo).

Único – Multivan transfere uma sensação de estilo de vida para a era moderna
Concebida para condutores que gostam de design carismático, versatilidade máxima, soluções de detalhes inteligentes, entretenimento conectado, sistemas de assistência inteligentes e tecnologia de sistema de acionamento de vanguarda. Uma tecnologia de sistema de acionamento que domina longas distâncias de forma económica e, ao mesmo tempo, produz emissões muito baixas, ou, na versão híbrido plug-in, com nenhuma emissão em estrada ou em zonas urbanas. A nova Multivan é um estilo de vida automóvel para a era moderna. Assim, é o MPV para pessoas em movimento, famílias, desportistas e viajantes frequentes.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.