Volvo XC40 é o Carro do Ano

07 março 2018
3min.

Esta foi a primeira vitória da Volvo neste troféu, sucedendo-se assim ao Peugeot 3008, vencedor do prémio em 2017.

Volvo XC40
Volvo XC40
Volvo XC40
Volvo XC40
Volvo XC40

Volvo XC40

O vencedor foi anunciado no Salão de Genebra, com um total de 325 pontos, à frente dos Seat Ibiza com 242 pontos e do BMW série 5, com 226 pontos.

Bem posicionado entre os concorrentes SUV compactos como o Audi Q3 ou o BMW série 1, o Volvo XC40 segue as pisadas dos seus «irmãos» maiores, com um foco mais jovem. Não só por ser muito mais pequeno o que o XC60, mas também pela aparência fresca exterior e interior, parece direccionar-se para um cliente diferente.

De acordo com as conclusões do júri, composto por 60 jornalistas, dos quais dois portugueses, este novo Volvo consegue uma perspectiva mais dinâmica do que os seus semelhantes, graças à distância entre eixos mais curta e ao menor peso, que combina a típica altura ao solo dos SUV com uma condução ágil, especialmente com o motor T5 2.0 de 247 cavalos.

O XC40 vem, tal como qualquer outro Volvo, bem equipado de série ao nível da segurança, o que se revela uma das suas maiores qualidades. A tracção à frente está disponível nas versões de entrada, o 2.0 D3 Diesel de 150cv, o 2.0 T4 de 190cv e ainda o novo 3 cilindros 1.5 de 156cv.

Qualidade, aspecto, robustez e, claro, segurança, estão entre os tópicos apreciados pelo júri neste carro. Mesmo nas versões de entrada, o XC40 conta com ar condicionado bi-zona, sensores de estacionamento traseiro e faróis LED.

“Esta conquista surge na altura certa para a Volvo Cars. Temos neste momento, e pela primeira vez na nossa história, uma oferta global simultânea de 3 modelos SUV. O Novo XC40 irá certamente contribuir, de uma forma decisiva, para o nosso crescimento futuro.”

“Temos uma estratégia bem definida para o nosso crescimento e estamos fortemente comprometidos em matérias de segurança automóvel, serviços de conectividade e eletrificação. O XC40 reflete esse compromisso e a resposta que temos obtido por parte dos nossos clientes, e agora da parte dos jurados COTY, demonstra que estamos no caminho certo.” Håkan Samuelsson - Presidente & CEO - Volvo Cars.

O Novo Volvo XC40 representa a entrada da marca sueca no segmento dos pequenos SUV cuja importância na indústria automóvel tem sido crescente ao longo dos últimos anos.

Este é o primeiro modelo Volvo construído com base na nova plataforma CMA - Compact Modular Architecture que servirá de base aos futuros modelos da gama 40 onde se irão incluir modelos totalmente elétricos. A plataforma CMA proporciona à Volvo Cars as economias de escala necessárias neste segmento.

Este é também o primeiro Volvo a disponibilizar uma característica de car-sharing, através da tecnologia de chave digital disponível através do serviço Volvo on Call. Os condutores do novo XC40 poderão partilhar a chave do seu automóvel com familiares e amigos sem ter de entregar uma chave física.

Este modelo, cuja produção tem lugar na fábrica da Volvo de Gent, na Bélgica já registou neste início de ano mais de 20.000 unidades encomendadas.

 

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.