Preparados para o Inverno?

26 novembro 2020
2min.

Um pouco por todo o mundo, as alterações climáticas têm originado invernos mais rigorosos e Portugal não é excepção. Com o inverno a bater à porta, chegam as temperaturas mais baixas, altura em precisamos que as baterias dos nossos veículos estejam na sua máxima capacidade.

---

Toda a tecnologia que garante o nosso aquecimento e a nossa segurança no veículo exige da bateria um desempenho elevado. Se mantivermos as baterias carregadas com a manutenção apropriada, podemos reduzir drasticamente o risco de ficarmos apeados.

A CTEK, representada em Portugal pela Krautli, lança o alerta para os proprietários dos veículos: “estão preparados para o Inverno?” Partilhamos então algumas informações importantes sobre como as temperaturas mais frias desta estação do ano podem afectar a bateria dos veículos.

 - Um em cada 3 veículos que circulam na estrada têm uma bateria que necessita de atenção, ou seja, que precisa de ser carregada ou substituída;

- O desempenho da bateria reduz-se em cerca de 35% em temperaturas abaixo dos 5°C, podendo cair até 50% se as temperaturas forem ainda mais baixas;

- Abaixo dos 0°C, a potência necessária para arrancar um motor pode aumentar até 250% em comparação com um dia de Verão;

O calor e as temperaturas altas do Verão são, na verdade, o início de muitos dos problemas que as baterias apresentam no inverno, visto que a bateria pode ser danificada pelo calor excessivo, perdendo capacidade. Durante o Verão, no entanto, é menos comum que se detectem falhas na bateria visto que o ar quente circundante pode ajudar a bateria a funcionar bem. Quando chega o tempo frio é que percebemos que as baterias já não estão nas melhores condições. Daí que a manutenção apropriada da bateria evita quebras no desempenho em climas frios.

PREfoto

Carregar regularmente a bateria do seu veículo pode prolongar a vida útil da mesma até três vezes mais. Para tal a CTEK apresenta duas soluções para que não venha a ter problemas. A saber: CTEK MXS 10, potente e rápido, com modo de manutenção, adequado para veículos luxuosos e de alto desempenho e a CTEK MXS 5.0, carregamento e manutenção flecxíveis, com modos específicos para baterias de automóveis e motociclos. Ambas as soluções estão ao seu dispor para que possa dar uma vida saudável a bateria do seu veículo.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.