Vendas do Groupe PSA crescem 15,4%

16 janeiro 2018
12min.

O Groupe PSA vendeu 3.632.300  veículos em todo o mundo, naquele que foi o seu quarto ano consecutivo de progressão das vendas, com reforço da liderança do mercado europeu de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) para a Peugeot e a Citroën, com 20,2% de quota de mercado.

Groupe PSA - worldwide sales 2017 - Europe
Groupe PSA - worldwide sales 2017

Groupe PSA - worldwide sales 2017 - Europe

A ofensiva SUV do plano Push to Pass continua a acelerar e os 5 modelos SUV lançados ao longo dos últimos 18 meses registam um enorme sucesso. Globalmente, as vendas de SUV representaram, no final de 2017, 23% das vendas do Grupo.

A marca Peugeot vendeu cerca de 600.000 SUV em todo o mundo em 2017, ocupando o 2º. lugar deste segmento no mercado europeu, registando um aumento em volume de cerca de 60%. Com 259.300 unidades vendidas do SUV Peugeot 3008 em 2017 em todo o mundo, a Peugeot confirma o sucesso do modelo que foi eleito “Carro do Ano 2017” na Europa e que conquistou um total de 38 distinções.

A Peugeot beneficiou do sucesso do novo Peugeot 5008, modelo lançado em março de 2017 e que conta com 85.900 unidades vendidas. A marca contou também com a boa dinâmica do Peugeot 4008 na China, este com 51.500 unidades vendidas.

No Outono, a Citroën iniciou a sua ofensiva SUV na China com o C5 Aircross, modelo lançado em setembro, seguindo-se, um mês depois na Europa, o C3 Aircross. Os dois modelos representaram em 2017, respetivamente, cerca de 22.700 e de 35.400 unidades vendidas. Estes modelos serão lançados em todo o mundo ao longo de 2018. No final de fevereiro, a DS Automobiles desvendou o SUV DS 7 Crossback, iniciando o seu lançamento através de uma Edição Limitada cujas reservas apenas se faziam online. Em outubro lançou a sua rede exclusiva, ao mesmo tempo que abriu as encomendas de todas as versões da gama. O início das entregas iniciar-se-á em fevereiro próximo.

Em 2017, a Opel e a Vauxhall racionalizaram os seus canais de distribuição, em coerência com o plano de PACE !, e implementaram uma ofensiva de produto histórica, com recurso a 2 novos modelos SUV – Crossland X e Grandland X – lançados, respetivamente, em maio e setembro últimos, registando vendas de 33.900 e de 18.700 unidades no final do ano.

Em 2017 o Groupe PSA registou um recorde histórico de vendas de VCL: 476.500 unidades, um aumento de 15% face ao ano de 2016. Tendo também em conta os derivados VP (Peugeot Traveller e Citroën SpaceTourer, por exemplo), o Grupo vendeu em 2017 658.000 unidades.

Na Europa, através das marcas Peugeot e Citroën, o Grupo reforça a sua liderança com 20,2% do mercado de VCL (+1,3 pontos de quota de mercado) e capta mais de 50 por cento do crescimento do mercado VCL europeu, nomeadamente através do novo Peugeot Expert e Citroën Jumpy.

Fora da Europa, a ofensiva VCL do Grupo garantiu os seus primeiros sucessos: na Eurásia as vendas aumentaram 55%, antes da produção local dos novos Peugeot Expert e Citroën Jumpy, agendada para o 1º semestre de 2018, e na América Latina aumentaram 13% com uma gama de produtos renovada e uma oferta completa de serviços prevista em 2018.

Europa: nascimento de um Campeão!

Na Europa, as vendas do Grupo ascenderam às 2.378.600 unidades, cerca de 450.000 veículos a mais do que em 2016 (+23,2%), incluindo 376.400 unidades comercializadas pelas marcas Opel e Vauxhall desde o dia 1 de agosto. O Grupo viu a sua quota de mercado crescer em todos os principais países em que opera, excetuando a Grã-Bretanha, e pela primeira vez desde 2010 ganha 0,3 pontos de quota de mercado (11,1%) apenas no perímetro Peugeot-Citroën-DS.

Para além do crescimento das vendas de SUV e VCL, o Grupo também beneficiou do sucesso dos lançamentos do Peugeot 308 (166.000 unidades vendidas), do Citroën C3 (217.000), do Opel Insignia nas versões Sport Tourer, Grand Sport e Country Tourer (totalizando 40.600 vendas de agosto a dezembro de 2017).Os Peugeot 2008 e Opel Mokka surgem no pódio do seu segmento, ocupando o 2º e o 3º lugares, respetivamente. A DS Automobiles continua o desenvolvimento da sua rede, contando atualmente com 150 áreas dedicadas que irão comercializar o primeiro modelo DS da segunda geração, o DS 7 Crossback.

Médio Oriente & África: Crescimento rentável à frente dos objectivos definidos.

As vendas do Grupo na região aumentaram 61,4%, em comparação com o ano de 2016, com 618.800 unidades vendidas, incluindo 26.800 unidades da marca Opel. A dinâmica foi particularmente impulsionada pelo desenvolvimento do Grupo no Irão (444.600 unidades vendidas em 2017) e pelo crescimento das vendas na Turquia, Israel e nos mercados DOM (nota: mercados ultramarinos da região Médio Oriente). A quota de mercado global do Grupo na região, em crescendo desde 2015, situou-se nos 11,6%, estando em linha com o objetivo do plano “Push to Pass” (700.000 unidades no horizonte 2021).O Groupe PSA continua com a sua ofensiva de produto na região com os lançamentos, bem-sucedidos, do novo Citroën C3 (“Citadino do Ano” em Israel), do novo SUV Peugeot 3008 (“Familiar do Ano” na África do Sul e “Carro do Ano” em Israel) e da nova Peugeot Pick-Up, modelo que assinala um regresso histórico e legítimo da marca a este segmento. A Opel está a meio da sua ofensiva de produto na região com os lançamentos dos novos Insignia e Crossland X, que serão complementados a partir de 2018 com o lançamento do novo Grandland X.

Para a marca DS, o ano de 2017 foi o da edificação da rede na região, como preparação para o lançamento comercial do DS 7 Crossback nos próximos meses. O ano de 2017 também ficou marcado pelo lançamento industrial e comercial do SUV Peugeot 2008 no Irão e, para a Citroën, pela criação da joint-venture iraniana com a SAIPA na fábrica de Kashan. O Grupo prossegue com a sua implantação industrial com a colocação da primeira pedra da fábrica de Kenitra (Marrocos), com o início da produção local na Etiópia e no Quénia e com a assinatura de um memorando de entendimento para o estabelecimento de uma nova fábrica em Oran (Argélia).

China & Sudeste Asiático: Primeiros sinais de recuperação comercial.

Num contexto difícil, o Grupo vendeu 387.000 veículos na China e Sudeste Asiático. Os primeiros sinais de recuperação comercial surgiram pelo facto do Grupo ter registado um aumento nas vendas mensais a partir do mês de julho e um aumento na quota de mercado do 2º semestre, de 0,3 pontos comparativamente ao semestre anterior. Registou-se o sucesso da oferta SUV em 2017, com os lançamentos bem sucedidos dos SUV Peugeot 4008 e 5008 e do Citroën C5 Aircross. De notar que o novo Peugeot 308 e os Citroën C5 e C6 registam volumes estáveis, em comparação com 2016, apesar da contração deste segmento de mercado.No Sudeste Asiático, o Grupo PSA acelerou o seu desenvolvimento em especial no Vietname, com o lançamento bem sucedido dos SUV Peugeot 3008 e 5008, agora produzidos localmente em Chulai, na fábrica da THACO, nove meses após a assinatura do novo acordo de montagem.

Adicionalmente, em junho, o Groupe PSA assinou um acordo que reforça a sua colaboração com a ChangAn Automobile. Representa uma base sólida para acelerar o desenvolvimento da marca DS. Apresentado no Salão de Xangai, o DS 7 Crossback será ali comercializado a partir do próximo Salão Automóvel de Pequim.

América Latina: Recuperação confirmada em vendas, com um crescimento de 12,2%, para 206.300 unidades.

As vendas Peugeot cresceram 11,1% com uma excelente dinâmica na maioria dos mercados da região. Os lançamentos dos SUV Peugeot 3008 e 5008 são um verdadeiro sucesso em todos os países, com vendas acima dos objetivos definidos. O recente lançamento no Brasil e Argentina do Peugeot Expert, produzido no Uruguai, também se mostra muito promissor.

As vendas Citroën cresceram 13,8% e na maioria dos mercados da região. No Chile, por exemplo, cresceu 47% graças ao enorme sucesso do novo Citroën C3, mas também pelo bom desempenho do mercado VCL, designadamente através do Berlingo. Produzido no Uruguai e comercializado no Brasil e na Argentina, o Citroën Jumpy teve uma boa recepção e prenuncia-se como um sucesso comercial em 2018.

A DS Automobiles teve um aumento de vendas de 21,6%, impulsionado pelo desempenho na Argentina. Neste país, a marca ascendeu ao 4º lugar do mercado automóvel premium graças ao DS 3, líder pelo 4º ano consecutivo na sua categoria. A marca DS inaugurou dois DS stores no final do ano de 2017, acelerando o desenvolvimento da sua rede em 2018 para o lançamento do DS 7 Crossback, a ter lugar nos próximos meses.

Índia/Pacífico: 26.100 viaturas vendidas e 31% de crescimento, na expetativa do arranque comercial da Índia em 2020.

No Japão, o Grupo cresceu 20%, alcançando o seu melhor desempenho desde há mais de duas décadas. A recuperação comercial na Austrália/Nova Zelândia resulta da nomeação de dois novos importadores, tendo as vendas triplicado em comparação com 2016. As vendas dos mercados TOM Pacifique (nota: mercados ultramarinos da região Pacífico) continuaram a crescer (+40%) e a Coreia atinge um desempenho comparável ao de 2016.

A marca Peugeot teve um importante contributo para esse desempenho, com um crescimento de 37% das suas vendas, impulsionado pelo sucesso dos SUV Peugeot 3008 e 5008.A marca Citroën também registou um aumento de vendas de 36%, graças ao sucesso do novo C3.

A marca DS continua a sua implementação na região. No Japão o DS 7 Crossback teve uma excelente receção no Salão de Tóquio. A DS Automobiles abriu 3 DS stores e DS salonse irá continuar a desenvolver a sua rede em 2018.

Eurásia: Crescimento de vendas de 45%, superior à dinâmica do mercado automóvel.

O Grupo evoluiu nos principais mercados na região, na Rússia (+38%) e Ucrânia (+62%), totalizando 15 200 unidades.As vendas do novo SUV Peugeot 3008 registam um aumento face à performance da geração anterior, representando 21% dos volumes da marca, o que permitiu ver os seus volumes aumentar em 50,7%. A dinâmica de vendas do Citroën Grand C4 Picasso (+126%), nomeadamente no domínio B2B, contribuiu, pela sua parte, para o forte crescimento em vendas da Citroën, de 33,4% na região.No segmento VCL, as vendas do Groupe PSA aumentaram 55%. A localização da produção a partir de 2018 em Kaluga (Rússia) dos modelos Peugeot Expert e Traveller e Citroën Jumpy e SpaceTourer deverá permitir ao Grupo acelerar ainda mais o crescimento das suas vendas na região Eurásia.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.