DB Schenker e Lufthansa Cargo associam-se à Lenovo

11 janeiro 2022
3min.

O transporte aéreo de hardware informático passa a ser neutro em carbono, uma vez que é alimentado por combustível de aviação sustentável.

---

Outro grande player global junta-se à DB Schenker e à Lufthansa Cargo rumo a uma cadeia de abastecimento mais verde: o fornecedor global de tecnologia hardware Lenovo decidiu deixar voar 20 toneladas de carga por semana, de Xangai (PVG) para Frankfurt (FRA). O voo de carga neutro em carbono é a única ligação charter completa regular a nível mundial que é 100% coberta por combustível de aviação sustentável (SAF). O SAF é produzido a partir de resíduos renováveis e matérias-primas residuais, tais como óleos alimentares usados. Os produtos transportados da Lenovo incluem computadores portáteis e PCs tanto para clientes particulares como para empresas.

Thorsten Meincke, Global Board Member for Air & Ocean Freight na DB Schenker, referiu que "os nossos voos charter SAF únicos ajudam as empresas a tornar os seus carregamentos mais sustentáveis. A Lenovo é um cliente importante para esta iniciativa de mudança de paradigma e um exemplo de como os expedidores estão ansiosos por uma mudança real no sentido de transportes mais ecológicos. Esperamos ver mais empresas que gostariam de dar prioridade à descarbonização das suas cadeias de abastecimento juntar-se a nós".

Gareth Davies, Head of Global Logistics na Lenovo, disse que "a sustentabilidade é fundamental para o nosso negócio e para a missão de fornecer tecnologia mais inteligente para todos. Orgulhamo-nos de estar a melhorar as nossas soluções através desta colaboração com a DB Schenker e a Lufthansa Cargo. Para todas as empresas e indivíduos, adotar programas que melhorem a sustentabilidade é incrivelmente importante e estamos muito satisfeitos com esta nova parceria".

Ashwin Bhat, Chief Commercial Officer na Lufthansa Cargo, referiu que "o nosso esforço conjunto com a DB Schenker para evitar emissões de CO2 é cada vez mais forte. Um número crescente de clientes percebe que precisamos de trabalhar em conjunto em todas as indústrias para atingir o nosso objetivo comum. Só juntos podemos fazer uma verdadeira diferença. Com os nossos voos SAF, estamos a fazer um trabalho pioneiro".

A DB Schenker e a Lufthansa Cargo iniciaram em Abril de 2021 a primeira ligação aérea regular de carga aérea fretada completa, coberta por SAF, entre Frankfurt e Xangai e prolongaram a missão conjunta durante todo o horário de voos de Inverno. O CO2 libertado durante a combustão no motor é apenas o CO2 removido da atmosfera durante a fase de fotossíntese das plantas que foram utilizadas para produzir os óleos de que o SAF é refinado.

Ao optar pelo modo de transporte baseado em SAF oferecido pela DB Schenker em cooperação com a Lufthansa Cargo, a Lenovo poupa cerca de 20 toneladas de querosene convencional por voo e, assim, 62 toneladas de gases com efeito de estufa (CO2e Well-to-Wheel) semanalmente. Além disso, as cerca de 16 toneladas de CO2e resultantes da produção e transporte do SAF (emissões a montante) são compensadas por medidas compensatórias. Globalmente, é alcançada uma neutralidade total de carbono.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.