FUCHS e BASF apostam em lubrificantes mais sustentáveis

15 maio 2020
4min.

Há mais de 10 anos que a FUCHS está a desenvolver e a implementar a sua estratégia de sustentabilidade como contributo para a protecção do clima na indústria de lubrificantes. A BASF, parceira de componentes de longa data da FUCHS, tem uma sólida história de sucesso na área de protecção ambiental.

---

Com uma análise de eficiência ecológica (EEA) para diferentes fluidos hidráulicos baseados em óleo mineral, que a FUCHS realizou recentemente com a unidade global de negócios da BASF Fuel and Lubricant Solutions, as duas parceiras desenvolveram argumentos sólidos para uma avaliação de sustentabilidade de fluidos hidráulicos que é transversal, realista e factual.

Ao contrário da abordagem actual dominante – a abordagem “do berço ao portão” – que apenas avalia uma parte do ciclo da vida de um produto, nomeadamente a fase inicial até à sua produção, a avaliação de diferentes fluidos hidráulicos foi efectuada com uma abordagem “do berço ao túmulo”. Isto significa que foram avaliados os aspectos ecológicos e económicos dos produtos considerados ao longo de todo o ciclo de vida desde a aquisição das matérias primas sobre a produção e a fase de utilização até à eliminação.

Na avaliação “do berço ao túmulo” de todos os produtos usados numa escavadora de rastos, os resultados da análise EEA revelaram, de forma notável, o reduzido impacto ambiental e a redução dos custos totais – sobretudo com a utilização do analisado fluido Premium HLP (óleo hidráulico multigraduado de alta performance) em comparação com um fluido HLP Standard (óleo hidráulico monograduado). A vantagem consiste em primeiro lugar na optimizada eficiência do gasóleo durante toda a fase de utilização.

A FUCHS é o maior grupo independente de lubrificantes do mundo

Esta melhoria na eficiência é alcançada através da optimizada eficiência volumétrica do fluído, do reduzido atrito e da reduzida taxa de circulação de massa do fluído. Desta forma, compensa claramente o impacto ambiental ligeiramente maior dos produtos na fase "do berço ao portão". Assim, a melhorada eficiência de combustível resultou principalmente da maior eficiência de fluído do óleo hidráulico multigraduado especificamente pré-formulado.           

“Com esta análise prestamos, em conjunto, serviços pioneiros na avaliação de aspectos de sustentabilidade na indústria de lubrificantes”, informa Lutz Lindemann, Diretor Técnico da FUCHS PETROLUB SE. “Apreciamos a competência abrangente à volta do tema da sustentabilidade e os métodos analíticos que a BASF introduziu para realizar este projecto comum em combinação com o know-how prático, realista e relevante na aplicação da FUCHS. Actualmente, a FUCHS e a BASF estão em diálogo sobre outras possíveis análises em conjunto, assim como sobre oportunidades de aplicação do sustentável portfólio de produtos da BASF em componentes para lubrificantes”, disse.

Entretanto, para Julia Frey, vice-presidente do Business Management EMEA Fuel and Lubricant Solutions, BASF SE, a “sustentabilidade é um elemento central do nosso negócio”, para adiantar de seguida que “como fornecedor líder de soluções para os sectores industriais em que actuamos, o nosso objectivo é avançar, de forma contínua e em conjunto com os nossos parceiros, com a implementação de uma abordagem factual da sustentabilidade no sector de combustíveis e lubrificantes”, concluiu.

Leia o Nº115 da Revista Eurotransporte AQUI


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.