FUCHS apoia qualificação de jovens

13 janeiro 2020
2min.

A FUCHS, fabricante de lubrificantes, assinou um acordo com a DUAL, serviço de qualificação da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, para apoiar a formação de jovens técnicos em Portugal.

---

A procura de profissionais qualificados e a sua inexistência levaram a que em 1983 fosse fundado o serviço de qualificação profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, por iniciativa de prestigiadas empresas multinacionais alemãs, tais como a AEG, Robert Bosch, Hoechst, Miele, Siemens e entre outras. E foi em 2007 que este serviço passou a designar-se DUAL.

Este ano a FUCHS decidiu apoiar, conjuntamente com a DUAL, a formação de jovens técnicos em Portugal. O objectivo é “contribuir para a formação de altíssima qualidade pela qual a DUAL é conhecida e reconhecida. Assim, os nossos especialistas dos diferentes produtos FUCHS vão realizar acções de qualificação com os formadores e também com os formandos directamente”, referiu Paul Cezanne, Director-Geral da FUCHS Lubrificantes.

Considerando que “é fundamental sensibilizá-los para o papel crucial dos lubrificantes na indústria e ensinar como funcionam e como se aplicam. Um lubrificante de qualidade é decisivo para o excelente funcionamento de máquinas, motores e ferramentas.”

A DUAL forma anualmente 1.100 jovens, distribuídos pelos diferentes anos de formação, nos três Centros DUAL em Lisboa, no Porto e em Portimão. Destes formandos, 400 frequentam cursos da área automóvel: mecatrónica automóvel ou mecatrónica automóvel aplicada. É aqui que a FUCHS entra, apoiando precisamente estas duas qualificações e ainda a de técnico de manutenção industrial.

Para além das acções de formação, a empresa de lubrificantes contribui com documentação técnica, fornece amostras de lubrificantes e líquidos anticongelantes. Sendo que a DUAL se compromete a utilizar exclusivamente produtos FUCHS nos seus centros de formação.

Elísio Silva, Director da DUAL, afirmou que “a parceria com a FUCHS enquadra-se perfeitamente na estratégia da DUAL de se aproximar das empresas o mais possível”, explicando que “a grande vantagem disso é o contacto directo dos nossos formandos e formadores com equipamentos, produtos e tecnologias de ponta.”

Hoje contabiliza-se que 350 alunos anualmente concluem o curso e, meio ano depois, 96% deles têm emprego.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.