A Hyundai vai fornecer à IVECO um comercial ligeiro 100% elétrico

01 fevereiro 2024
4min.

O novo produto da IVECO, baseado na plataforma global eLCV da Hyundai, será lançado em Hannover no salão IAA Transportation 2024, a realizar em setembro

---

A Hyundai Motor Company e o grupo IVECO anunciaram hoje a assinatura de um acordo para o fornecimento de um veículo comercial ligeiro (VCL) 100% elétrico com a marca IVECO para o mercado europeu, com base na plataforma global eLCV da Hyundai. O novo veículo juntar-se-á à linha de veículos comerciais ligeiros elétricos do IVECO Group, reforçando o portfólio de VCL do grupo, juntamente com a icónica IVECO Daily.

A cerimónia de assinatura do acordo de fornecimento, que teve lugar na sede da Hyundai Motor Company em Seul, na Coreia do Sul, contou com a presença de Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company, Ken Ramírez, vice-presidente executivo e diretor do negócio global de veículos comerciais e hidrogénio da Hyundai Motor Company, Gerrit Marx, CEO do IVECO Group, e Luca Sra, presidente da unidade de negócios de camiões do IVECO Group.

A Hyundai e a IVECO iniciaram a sua parceria em março de 2022 e, desde então, têm apresentado resultados concretos relacionados com veículos comerciais movidos a hidrogénio, incluindo o desenvolvimento conjunto da eDAILY FCEV e o lançamento do autocarro urbano E-WAY FCEV. O novo acordo não só significa uma extensão da parceria entre ambas as empresas para abranger uma gama mais ampla de gamas de veículos ecológicos, como também realça o compromisso comum de ambas as empresas para acelerara transição para uma mobilidade e transportes neutros em termos de carbono.

O veículo com a marca IVECO será o primeiro modelo de exportação a aplicar a nova Plataforma Global de Veículos Comerciais Ligeiros 100% Elétricos (eLCV) da Hyundai, uma plataforma global de VE dedicada, especificamente concebida para veículos comerciais com um peso bruto entre 2,5 e 3,5 toneladas. Esta inovadora plataforma apresenta a mais recente tecnologia da Hyundai para a nova geração de VEB (Veículos Elétricos a Bateria), com uma conceção de piso rebaixado que permite uma maior facilidade de utilização na colocação e transporte de carga, desenvolvida para se adaptar às necessidades emergentes dos futuros modelos eletrificados de Veículos Construídos para Fins Específicos (Purpose Built Vehicles) disponíveis no mercado.  

No âmbito da parceria, a Hyundai irá fabricar e fornecer o chassis-cabina com a IVECO para o mercado europeu e esta irá adaptar e comercializar localmente os veículos completos exclusivamente através dos seus canais de vendas. O novo produto será lançado na edição deste ano do Salão Internacional de Veículos Comerciais “IAA Transportation 2024”, que se realizará de 16 a 22 de setembro de 2024, em Hannover, na Alemanha.  

Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Camiões do Iveco Group, afirmou: “A parceria ímpar entre a IVECO e a Hyundai deu mais um passo significativo. A introdução deste novo veículo 100% elétrico é particularmente interessante para o mercado europeu, onde os serviços de distribuição e entregas urbanas e suburbanas são missões cruciais para os operadores logísticos. Acreditamos firmemente que este acordo não só reforçará a nossa oferta de produtos, como também aprofundará a nossa relação com a Hyundai, abrindo caminho para projetos de colaboração contínuos que promovam uma sociedade mais sustentável.”

“Estamos muito satisfeitos por expandir ainda mais o portfólio de produtos da nossa parceria, alavancando a nossa nova plataforma de veículos comerciais ligeiros 100% elétricos”, afirmou Ken Ramírez, vice-presidente executivo e diretor do negócio global de veículos comerciais e hidrogénio da Hyundai. “Acreditamos que a nossa plataforma, em conjunto com a experiência da IVECO no mercado europeu, será uma força transformadora no mercado dos VCL, contribuindo para a aceleração de um futuro neutro em termos de carbono na Europa.”

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.