Stellantis expande a oferta de pilhas de combustível de hidrogénio

31 janeiro 2024
4min.

A Stellantis irá contar com oito variantes a células de combustível de hidrogénio dos furgões médios e grandes, produzidas internamente: Citroën ë-Jumpy/ë-Jumper, Fiat Professional E-Scudo/E-Ducato, Opel Vivaro Electric/Movano Electric e Peugeot E-Expert/E-Boxer

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A Stellantis Pro One expande as suas capacidades de produção de veículos a células de combustível de hidrogénio com o arranque imediato da produção interna, tanto para furgões médios como grandes, em Hordain (França) e Gliwice (Polónia), respetivamente, aumentando as ofertas de emissões zero da empresa.

O alargamento da gama e o aumento da produção interna à escala industrial de furgões a células de combustível ajudam a consolidar a posição da Stellantis como líder incontestável em termos de propulsão de zero emissões em veículos comerciais na Europa.

Em outubro de 2023, a Stellantis deu a conhecer uma renovação completa da gama de furgões como um elemento-chave da ofensiva estratégica “Pro One” para o seu negócio de veículos comerciais. A Stellantis e as suas marcas estão a aproveitar uma gama completa de tecnologias avançadas, em termos de propulsão eletrificada, segurança, ADAS e conectividade, para melhorar o negócio dos proprietários de veículos comerciais. Para apoiar a sua liderança europeia, a Stellantis Pro One conta com uma poderosa estrutura de produção de veículos comerciais, com instalações em Mangualde (Portugal), Vigo (Espanha) e Ellesmere Port (Reino Unido) em termos de furgões compactos K9, Hordain (França) e Luton (Reino Unido) para furgões médios K0, e Atessa (Itália) e Gliwice (Polónia) para furgões de grandes dimensões.

"A ação de trazer para o mercado os furgões médios a células de combustível de hidrogénio e juntar-lhes os furgões grandes a células de combustível nas nossas linhas de produção é uma prova do nosso compromisso de manter a liderança e a vanguarda na tecnologia de hidrogénio e disponibilizá-la aos nossos clientes mais exigentes", afirmou Jean-Michel Billig, chief technology officer da Stellantis, desenvolvimento de veículos a células de combustível de hidrogénio. "As competências e a dedicação das nossas equipas de engenharia e operacionais são essenciais para prosseguirmos com as ambições do plano ‘Dare Forward 2030’ e mantermos a liderança no mercado dos veículos comerciais de zero emissões."

Destinadas a apoiar a utilização intensiva por parte dos clientes, as versões a células de combustível dos furgões comerciais baseiam-se na tecnologia utilizada nas respetivas variantes BEV, com zero emissões, com as vantagens adicionais em termos de tempos de reabastecimento curtos, sem sacrificar a capacidade de carga útil. Aplicada aos furgões de média dimensão, uma segunda geração do sistema de células de combustível proporciona uma autonomia recorde no segmento de até 400 quilómetros e um tempo de reabastecimento inferior a quatro minutos. Para os furgões grandes, a adição da tecnologia de células de combustível permite uma autonomia de até 500 quilómetros e um tempo de reabastecimento de apenas cinco minutos.

A Stellantis irá, assim, contar com oito variantes a células de combustível de hidrogénio dos furgões médios e grandes, produzidas internamente: Citroën ë-Jumpy / ë-Jumper, Fiat Professional E-Scudo / E-Ducato, Opel Vivaro Electric / Movano Electric e Peugeot E-Expert / E-Boxer.

A tecnologia de células de combustível de hidrogénio desempenha um papel importante no roteiro de propulsão de zero emissões da Stellantis. A Stellantis tornou-se, em 2021, no primeiro fabricante do mundo a comercializar este tipo de veículos. Em 2023, a Stellantis tornou-se acionista em partes iguais de um terço do capital da Symbio, empresa líder em tecnologia de hidrogénio, com operações na Europa e nos EUA.

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